HU-UFMA disponibiliza novo posto de coleta de leite humano e orientação para amamentação

publicado: 25/08/2023 15h36, última modificação: 25/08/2023 17h33
HU-UFMA disponibiliza novo posto de coleta de leite humano e orientação para a amamentação

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh), em parceria com a empresa Mais Fraldas, realizará, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, uma ação de promoção ao aleitamento materno. Ela será realizada no estacionamento da empresa Mais Fraldas, na unidade localizada no bairro da Forquilha, na área do Mix Mateus, em São Luís. A ação será das 9h às 17h de segunda a sexta e das 8h às 12h no sábado. Ela integra a programação do Agosto Dourado do HU-UFMA e vem para fortalecer o tema, com a disponibilização de um posto de orientação para a amamentação e de coleta de leite humano no local. A abertura oficial da ação será na segunda-feira, 28, às 10h.

Profissionais do Banco de Leite Humano (BLH) do HU-UFMA se revezarão entre os turnos da manhã e da tarde para oferecer o suporte necessário às mulheres que tiverem interesse em doar leite humano, assim como oferecer auxílio às mães com dificuldade no manejo do aleitamento materno.

“Convidamos as mulheres que têm leite excedente para visitar o nosso posto de coleta que será montado no estacionamento do Mais Fraldas na Forquilha. Além disso, convidamos também todas aquelas que estejam precisando de ajuda com o aleitamento materno. Esse é um momento de fortalecimento da causa e de incentivo”, reforçou a enfermeira do BLH, Liane Batista.

A estrutura da tenda será montada pelo Grupo Mateus - Mais Fraldas e contará com uma estrutura climatizada, com pia para higienização, poltronas e freezer para armazenamento do leite. O HU-UFMA, além da equipe técnica, levará também a bomba extratora de leite e os materiais necessários para evitar a contaminação, seguindo os critérios do BLH.

Agosto Dourado

Agosto é o mês conhecido por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O aleitamento materno é fundamental para a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente em um mundo pós-pandemia, pois melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz as desigualdades.

Este ano, a campanha tem como o tema “Apoie a Amamentação — Faça a Diferença para mães e pais que trabalham”. Ela tem por proposta pensar em estratégias para que o bebê permaneça em aleitamento materno exclusivo mesmo com a volta da mãe ao trabalho.

A ação, além de poder captar novas doadoras, fortalece a temática e leva esclarecimentos para um número cada vez maior de pessoas.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA