HU-UFMA

HU-UFMA coordenará a implantação de UTI pediátrica por meio da Ebserh no Amapá

publicado: 22/05/2023 14h18, última modificação: 25/05/2023 09h01
Força tarefa atenderá emergência em saúde devido ao surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
HU-UFMA coordenará a implantação de UTI pediátrica em ação da Ebserh no Amapá

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está montando uma força tarefa para ajudar na emergência em saúde que o Estado do Amapá enfrenta devido ao surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que vem acometendo crianças.

Os esforços serão voltados para estruturação e implantação de uma UTI Pediátrica com dez leitos e a ampliação da enfermaria pediátrica com vinte leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap). A Ebserh enviará quinze respiradores pulmonares, camas hospitalares, insumos, medicamentos, tanques de oxigênio e outros equipamentos. A empresa também já publicou um edital convocando profissionais voluntários para se deslocarem para o Amapá por um período de quinze a vinte dias.

A ação é fruto da parceria com o Ministério da Saúde, a Rede Ebserh e a Secretaria de Saúde do Amapá. Segunda, 22, chegará a primeira equipe de profissionais enviados pelo HU-UFMA, que vão auxiliar na implantação do atendimento intensivo pediátrico no HU-Unifap. A expectativa é que mais profissionais cheguem durante a próxima semana.

Segundo o presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro, a iniciativa visa reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, diante da situação de emergência sanitária. O Amapá passa por um expressivo crescimento de casos de síndromes gripais e respiratórias agudas graves que estão causando elevada demanda por leitos. “Estamos inseridos no SUS, e é nossa missão e responsabilidade, humana e profissional, oferecer auxílio neste momento e garantir atendimento de qualidade à população.”.

Até a data de hoje, 22, a equipe do HU-UFMA estava sendo formada por duas médicas, sendo uma neonatologista e uma pediatra; seis enfermeiros; seis técnicos de enfermagem; quatro fisioterapeutas e oito profissionais residentes, sendo quatro da enfermagem e quatro da fisioterapia, todos voluntários.

A enfermeira e chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFMA, que será a responsável por coordenar a equipe do HU-UFMA, Tereza Rachel Gomes, fala sobre a logística da ação. “Neste primeiro momento, viajaremos eu e a médica neonatologista, Silvia Cavalcante, para fazer um diagnóstico da situação, conhecer a estrutura, definir a melhor logística para a montagem da UTI, recebimento das equipes e dos pacientes.” explicou. Ela também reforçou que será realizada uma capacitação remota paralela à estruturação e implantação da UTI, conduzida pelos profissionais do HU-UFMA para a equipe do novo serviço. Além de um suporte de teleconsulta, para garantir a troca de informações entre os profissionais.

O superintendente do HU-Unifap, Aljerry Rego, destaca que a ação coordenada entre as instituições é fundamental para superar esse momento agudo de crise vivido pelo estado. “As UTIs estão lotadas, e os médicos pediatras do estado estão sobrecarregados, precisamos de toda a ajuda possível neste momento. Além do rápido reforço que recebemos da Ebserh, a Força Nacional do SUS já está em solo amapaense, e nos reunimos na última quarta, 17, com o Ministério da Saúde para ajustar e alinhar, o mais rápido possível, a implementação desses serviços que se fazem tão urgentes”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, ressalta a importância de unir esforços e colaborar com a superação de uma emergência de saúde como essa e informou também que foi realizado um estudo para oferecer suporte sem impactar na assistência local. “Fomos convocados para essa ação por nossa expertise na área da assistência pediátrica e não podíamos nos furtar em ajudar nossos irmãos amapaenses. Fizemos todo um estudo e organização para conseguirmos mobilizar profissionais com experiência na assistência pediátrica, sem comprometer os nossos atendimentos.”

Por: HU-UFMA