HU-UFMA capacita mais de 50 médicos da Atenção Primária sobre método contraceptivo

publicado: 30/04/2024 13h23, última modificação: 30/04/2024 13h23
Tal iniciativa facilitará o planejamento reprodutivo da mulher no posto de saúde de sua comunidade

Dando continuidade ao papel de aliar o ensino e a assistência, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou na última sexta-feira (26), o I Curso de Indicação de Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. Mais de 50 médicos do Programa Mais Médicos e dos Médicos pelo Brasil, que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), em São Luís, estão sendo capacitados.

O treinamento teórico-prático se estenderá até o mês de junho e tem como instrutoras, as médicas Graciete dos Santos e Erika Krogh. A parte teórica foi ministrada no auditório da Unidade Materno Infantil. Já as aulas práticas, acontecerão às sextas-feiras, no Ambulatório de Inserção de DIU da Unidade de Saúde da Mulher. Os profissionais serão divididos em pequenos grupos para participarem do treinamento. Nele, serão abordados sobre as indicações, as contraindicações e a técnica de inserção desse método contraceptivo de longa duração.

Representando a Superintendência, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Teresa Rachel, comentou sobre a alegria da instituição em poder cumprir com sua missão de formação, com a oferta de conhecimento para a Rede de Atenção à Saúde. “Sabemos que um hospital como nosso, que é quaternário, o acesso é mais específico, apenas casos mais complexos. Então, quanto mais pudermos oferecer promoção de saúde na ponta, que representa o início de todas as nossas linhas de cuidado, é melhor para o acesso à saúde das pacientes, é melhor para o Sistema Único de Saúde”, pontuou.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente de São Luís, Susy Rodrigues, ressaltou que o objetivo da iniciativa é que os nove distritos sanitários tenham profissionais de referência na inserção do dispositivo. “Hoje, já temos em três unidades da Atenção Primária, mas queremos ampliar para todos os distritos. A parceria do HU-UFMA com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está sendo fundamental para aprimorarmos o nosso serviço”, afirmou.

O médico de Família, César Carneiro, que trabalha no Centro de Saúde Thalles Ribeiro, foi um dos participantes do treinamento e frisou que o curso, além de ser fundamental para a capacitação profissional, também contribui para a melhoria do atendimento da população. “Ofertar a colocação de DIU nos Postos de Saúde, facilita muito para a mulher. É um método seguro e eficiente, podendo ser feito de forma rápida e fácil no próprio Ambulatório. A população só tem a ganhar, pois a mulher não precisará se deslocar para as grandes maternidades para ter acesso, ela poderá fazer dentro de sua própria comunidade”, destacou.

O curso foi referente ao DIU de cobre, que quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que impedem a gravidez, apresentando-se como um método seguro para evitar, a longo prazo, uma gestação.  “Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. A ampliação do acesso ao DIU com cobre nas maternidades e na Atenção Primária é de suma importância para reduzir as taxas de gestação não planejada”, explicou Graciete dos Santos.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA