HU-UFMA alerta para o uso racional de medicamentos

publicado: 10/05/2022 12h01, última modificação: 10/05/2022 21h35

Cada vez mais, a população tem usado medicamentos e plantas medicinais de forma indiscriminada, muitas vezes sem eficácia comprovada e apoiadas em sugestões baseadas em estudos com pouca ou nenhuma evidência científica, fake news, e até mesmo a recomendação de um amigo ou parente que usou o medicamento sem acompanhamento profissional. Tudo isso tem incentivado a compra de medicamentos sem indicação médica, o que pode agravar a enfermidade, ocasionar efeitos colaterais e dependência, desencadear outras doenças e levar até a morte.

Segundo dados de 2018 da Anvisa e do Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox), o uso inadequado ou abusivo de medicamentos são a principal causa  das  intoxicações  registradas no Brasil, seguido por produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. Diante dessa triste realidade, foi necessária uma ação para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação, e assim foi instituído o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, que é celebrado anualmente no dia 05 de maio.

Pensando nisso e como forma de reforçar essa luta, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) por meio do Setor de Farmácia Hospitalar, da Comissão de Farmácia e Terapêutica e do Cento de Informações de Medicamentos da UFMA realizaram nos dias 04 e 05 de maio a campanha de Uso Racional de Medicamentos. Ela contou também com o apoio dos residentes e os profissionais farmacêuticos da instituição.

A chefe de Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFMA, Iara Nogueira, destacou a importância da campanha. “É orientar os profissionais da saúde do hospital sobre as boas práticas de utilização de medicamentos, bem como alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.”.

A programação contou com várias atividades sobre o uso racional de medicamentos, como o lançamento do Guia Farmacoterapêutico do HU-UFMA, a apresentação do fluxo de uso de amostra grátis de medicamentos, as visitas nas unidades de internação e ambulatórios para orientar sobre uso seguro de medicamentos, e a ação social no Centro de Ensino Jackson Lago (bairro: João Paulo) que abordou os temas: Automedicação, Armazenamento, Descarte e Anticoncepção.

Iara Nogueira ainda ressaltou a necessidade de levar essa conscientização às escolas. “É importante mobilizar os estudantes e fomentar a educação em saúde para que se possam mudar essas práticas inadequadas. Aproveito para agradecer todo o apoio da direção do Centro de Ensino Jackson Lago que nos recebeu de braços abertos”.

Medicamentos e saúde:

– segurança no uso: caso se sinta mal ou suspeite de Reações Adversas a Medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;
– evitar a automedicação: utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;
– utilização correta: use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;
– descarte e armazenamento adequados: descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;
– esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.

Com informações do Ministério da Saúde.

Publicado originalmente em 06/05/22, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário.