Hospital Universitário realizou “Campanha Abril pela Segurança do Paciente” para reforçar a importância da segurança no ambiente hospitalar

publicado: 02/05/2022 12h11, última modificação: 02/05/2022 16h16

Foi realizada, durante o mês de abril, pelo Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) a “Campanha Abril pela Segurança do Paciente”, que teve como tema “O autocuidado está em suas mãos!” e o lema “Cada um fazendo a sua parte, todos ficam mais seguros!”. A programação contou com atividades como simpósio, workshop e uma gincana.

A segurança do paciente em unidade hospitalar é uma questão muito importante de saúde pública, pois consiste em ações desenvolvidas para reduzir o risco de dano desnecessário relacionado ao cuidado de saúde e melhorar os processos. Nesse sentido, a campanha do Hospital Universitário teve como base diversas metas para alcançar esses resultados e gerar boas práticas que melhoram o cuidado com o paciente, por meio do “I Simpósio de Cirurgia Segura” e pelo “Workshop o autocuidado está em suas mãos”.

A chefe da Unidade de Segurança do Paciente, Jacione Botelho, destacou algumas das metas trabalhadas na Campanha. “Trabalhamos a meta dois, de comunicação efetiva entre os profissionais; a meta três, que é a conciliação medicamentosa como forma de orientar o paciente ao autocuidado e envolver toda a equipe em relação de dispensação, administração e prescrição de medicamentos de forma segura; e a meta quatro, de cirurgia segura”, listou.

Ao final da ação, foi realizada uma gincana para a disseminação da cultura de segurança do paciente de forma lúdica e descontraída à rotina do hospital. Foi também entregue um certificado de honra ao mérito à equipe da Unidade de Segurança do Paciente pela relevante contribuição pela atividade desenvolvida.

Por: Alan Veras

Produção: Marcos Paulo Albuquerque