HU-UFMA

Hospital Universitário da UFMA recebe doações de equipamentos hospitalares para a Unidade Materno Infantil

publicado: 27/04/2023 15h24, última modificação: 28/04/2023 09h40

correu, na manhã desta quinta-feira, 27, a solenidade de recebimento das doações de equipamentos hospitalares realizadas pela Igreja de Jesus do Cristo dos Santos dos Últimos Dias para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA).

O suporte tecnológico adquirido pelo projeto foi direcionado para o serviço de neonatologia e está proporcionando um melhor cuidado, com monitoramento constante e realização de condutas que permitem intervenções imediatas nos pacientes de alto risco.

A Unidade Neonatal do HU-UFMA interna, em média, quatrocentos recém-nascidos por ano, quadro em que as mães, em geral, são gestantes de risco, provenientes de diferentes municípios do estado. Por isso, para o aprimoramento do ensino e da assistência de quem precisa, é considerado de grande relevância a união de forças e o fortalecimento de relações interinstitucionais em benefício de uma atenção de qualidade.

A solenidade de entrega contou com a presença da superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Joyce Santos Lages; do responsável nacional pelos projetos humanitários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Paulo de Araújo; o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego José de Araújo Brito; e da chefe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HU-UFMA, Silvia Cavalcante de Sousa.

Para o responsável nacional pelos projetos humanitários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Paulo de Araújo, a parceria com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da entrega de equipamentos hospitalares ao Hospital Universitário, demonstrou-se de grande relevância para a comunidade religiosa, devido ao intuito de colaborar com projetos sociais. “É uma grande alegria fazer esse projeto comunitário em parceria com a UFMA. A Igreja fez uma doação de equipamentos hospitalares para a unidade de terapia intensiva, que contribuirá com o objetivo de muitas vidas de bebês recém-nascidos, que, porventura, nascem com algum tipo de necessidade que colocam a vida em risco. Para a a igreja, é muito importante esse tipo de projeto humanitário, e estamos muito felizes por participar desse momento”, declara.

A superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Joyce Santos Lage, expressa a satisfação em receber esses equipamentos que serão de grande utilidade para a sociedade, como também para o corpo médico e estudantil do hospital. “A UFMA e o HU recebem esses equipamentos com alegria, pois servirão para assistir as nossas crianças; as nossas mães assim como os nossos alunos e residentes, pois os equipamentos serão importantes ferramentas que auxiliarão na qualificação de ensino e assistência do Hospital Universitário da UFMA”, pontua.

Sobre o HU-UFMA

O HU-UFMA é o maior centro formador de profissionais de saúde no Maranhão. No que diz respeito à assistência à saúde da mulher e da criança, o hospital ocupa lugar de destaque nesses projetos.  A Unidade Materno Infantil realiza, em média, 4000 partos por ano, sendo referência para gestações de alto risco e um dos centros nacionais de referência para o Método Canguru.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Merval Filho