Homenagem do curso de Medicina à professora Luciane Brito

publicado: 11/02/2021 15h26, última modificação: 11/02/2021 21h17
9eec9f68-3831-440f-96df-06a6ab034140.jpg

É com extremo pesar que comunicamos a partida precoce da professora doutora Luciane Maria Oliveira Brito, na manhã dessa quinta-feira 11 de fevereiro de 2021, decorrente de complicações causadas pela Infecção da covid-19.

Médica. Titular da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Medicina - Ginecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Banco de Tumores e DNA do Maranhão, do Mestrado Profissional em Saúde da Família-UFMA -FIOCRUZ. Coordenou e participou como Docente Permanente do PPG em Saúde do Adulto da UFMA. Membra da Sociedade Internacional da Menopausa. Confreira das Academias Maranhense de Medicina e de Ciências. Consultora Ad hoc e Bolsista de Produtividade da FAPEMA. Agraciada com o Prêmio FAPEMA/2019 categoria pesquisadora sênior em Ciências da Saúde. Consultora Ad hoc do Ministério da Saúde. Atuava em Ginecologia e Mastologia, com destaque para: Ginecologia Oncológica/HPV, Climatério e Menopausa. Doenças Crônicas Saúde da Família, EaD, Gestão, Ensino e Saúde.

Para além disso, o seu trabalho desenvolvido no âmbito acadêmico rendeu várias monografias, dissertações, teses, artigos científicos, publicações em revistas e livros, que catalogam e reconhecem a sua prática e suas contribuições para o fortalecimento das ciências médicas, da ginecologia e mastologia, como também para a formação de docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Altruísta, nos anos 80, integrou o movimento feminista maranhense, manteve-se na luta pelas causas das mulheres e pelos direitos humanos no Maranhão, como membra efetiva do Instituto Maria Aragão.

Uma das maiores e mais importante médicas, professoras, pesquisadoras do Maranhão, escolheu nos deixar no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, ficará eternizada como uma grande MULHER CIENTISTA.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os familiares, amigos, colegas e ex-alunos. Que ela encontre muita paz nessa travessia!

“Ó meu pai do céu, limpe tudo aí. Vai chegar a rainha. Precisando dormir. Quando ela chegar, Tu me faças um favor Dê um banto a ela, que ela me benze aonde eu for”

Coordenação Curso de Medicina da UFMA – Câmpus São Luís