Hoje, dia 2 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional das Relações Públicas no Brasil

publicado: 02/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - Hoje, 2 de dezembro, é o Dia Nacional das Relações Públicas no país. A data foi instituída com base na lei nº 7.197, de 1984, em alusão ao nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo, um engenheiro alagoano que se tornou o patrono das relações públicas (RP) no Brasil. Ele foi responsável pela direção do primeiro Departamento de Relações Públicas, criado em 1914. O profissional de RP é responsável por gerenciar a comunicação de uma organização pública, privada ou do terceiro setor.

Em tempo de muitas possibilidades tecnológicas que dão visibilidade positiva ou negativa à organização, um profissional de RP é um fator chave em uma organização, por isso deve ser sensível às questões humanas e sociais, acompanhar todo o cenário sociopolítico, econômico e cultural do país, bem como conhecer em detalhes a organização onde trabalha.

Quem confirma essa informação é a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Éllida Guedes, que afirmou que as Relações Públicas desempenham um papel essencial em relação à construção estratégica de relacionamento para alcance de metas. “O profissional de RP pode contribuir para o alcance dos objetivos mercadológicos de uma organização, já que é o responsável pela reputação dela. A percepção que os públicos têm da organização resulta da forma como ela trata os seus públicos e, consequentemente, impacta nos processos de venda de seus produtos ou serviços”, explicou.

A estudante do 7º período de Relações Públicas da UFMA Ana Lídia Sousa de Oliveira, que já estagiou na Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), onde ajudava na comunicação e nas relações com as comunidades ao redor do Porto do Itaqui, contou como obteve mais informações sobre como conheceu o curso. “Comecei a olhar todos os sites de estudantes possíveis, conversei com profissionais da área e me apaixonei completamente. Sempre gostei muito de observar as formas diferentes que temos para nos comunicar e achei muito divertido a forma que mudamos o jeito de falar com o outro dependendo do contexto”, declarou.

Atuação

Com um amplo mercado, o profissional de RP pode atuar em muitos órgãos públicos e empresas privadas, mesmo de menor porte, atuando na gestão e no monitoramento de mídias sociais, comunicação interna, projetos de responsabilidade social, eventos e cerimonial, planejamento e gestão dos relacionamento com os clientes ou com as comunidades, em apoio ao marketing, entre outros campos.

Outra área de atuação crescente é a comunitária, na qual a organização atua na construção da cidadania, indispensável para o desenvolvimento social sustentável e a diminuição das desigualdades sociais.

Curso na UFMA

O curso de RP existe na UFMA há 50 anos e sempre se adaptou a todo o cenário de mudanças, englobando, na sua grade curricular, uma formação ampla no campo da comunicação, fundamentada nos aspectos sociais, tecnológicos e culturais que possibilitam o entendimento dos contextos, a leitura dos cenários e o planejamento de ações que possam alcançar os objetivos de uma organização. O curso acumula conquistas, como a nota máxima, 5, na avaliação do MEC, e 4 estrelas no Guia do Estudante, ambos em escala de 1 a 5.

Além disso, desenvolve projetos na área, a exemplo da revista RP Alternativo, há mais de 30 anos, e a newsletter Mercado RP, há 10 anos.

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante