Hoje, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro, data celebrada pelo Câmpus Imperatriz nesta semana

publicado: 29/10/2022 12h32, última modificação: 31/10/2022 18h28
A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1810

Como já afirmou a escritora brasileira Ruth Machado Lousada Rocha, “leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo”, algo que pôde ser visto na segunda-feira, 24, na comemoração ao Dia Nacional do Livro, realizado pela Biblioteca Setorial do Centro de Ciência de Imperatriz (CCIm), Unidade Bom Jesus. Na ocasião, houve uma palestra ministrada pela bibliotecária Alessandra Saraiva de Sousa, que abordou sobre os benefícios da leitura ao leitor, dando dicas e citando os exemplares mais lidos da atualidade.

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro devido à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1810. Na época, o espaço recebeu um grande acervo da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos para a estruturação da primeira biblioteca brasileira, como, por exemplo, medalhas, moedas, livros, manuscritos e mapas. Inclusive, as primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo.

O primeiro livro editado no Brasil foi “Marília de Dirceu”, título da obra poética do poeta árcade luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga, integrante do arcadismo. Essa é a obra mais emblemática dele, que trata de um longo poema lírico que foi publicado em Lisboa, a partir de 1792. No decorrer do livro, o “eu lírico” expressa seu amor pela pastora Marília e fala sobre suas expectativas futuras e, dentro desse contexto, Dirceu revela a ambição de ter uma vida humilde e rural ao lado de sua amada. Logo, a natureza passa a ser considerada uma forte característica, uma vez que na primeira parte da obra o escritor enfatiza a exaltação da beleza de Marília e da natureza. Isso, inclusive, são elementos próprios do Arcadismo, movimento literário europeu do século XVIII, que se caracteriza por retomar as temáticas da antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza.

Em alusão ao Dia Nacional do Livro, a equipe da Biblioteca Setorial do CCIm, Alessandra Saraiva e Suzane Sheila Rabelo da Silva, bem como os assistentes administrativos Diego Maia Fachini e Adriel Guedes dos Santos, organizaram um momento em comemoração à data, a fim de incentivar a leitura aos visitantes. “A ideia surgiu do anseio de dinamizar os serviços da Biblioteca, por meio da interação com a comunidade acadêmica. Como os cursos da nossa unidade são de turnos integrais, nós, da Biblioteca, buscamos deixar o ambiente sempre bem agradável para que os discentes possam estudar, descansar e se sentirem acolhidos nessa fase da vida acadêmica”, explicou a bibliotecária.

Também houve premiação de livros aos leitores mais assíduos. Na categoria “Alunos de Graduação”, foram presenteados os discentes Carlos Arthur Alencar Bezerra, de Enfermagem; Gabriell da Silva dos Santos, de Medicina; e Manoel Eduardo Cardoso dos Santos, de Enfermagem. Na categoria “Alunos de Pós-Graduação e Técnicos Administrativos”, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas Jaciara da Silva Arruda foi a presenteada. Já na categoria “Docente”, a presenteada foi a professora e coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Adriana Crispim de Freitas.

Sugestões de livros e leitura

Baseado em sua experiência com a leitura, o aluno Carlos Bezerra indicou livros, como “O Alquimista”, de Paulo Coelho, que apresenta a história de Santiago, um jovem pastor que vê em sua profissão a liberdade com que ele tanto sonhava quando mais novo, no entanto tudo muda quando ele se vê atormentado por um sonho que se repete em suas noites de sono; e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, que narra a história da amizade entre um homem frustrado, por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho, que habita um asteroide no espaço.

Segundo ele, esses exemplares possuem argumentos e logísticas do próprio autor que contribuem para o aprendizado e melhoram o vocabulário do leitor. “Para os que buscam aprender, por meio da leitura, mas sentem dificuldade para ler, pratiquem com livros de assuntos do seu interesse, sejam eles de contos ou bibliográficos, por exemplo. Portanto pratiquem e anotem os principais problemas da sua leitura e, ainda, o que pode ser melhorado”, sugeriu.

Outras sugestões de livros sugeridos pela mestranda Jaciara da Silva, foram a “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, um clássico que fala como a educação tradicional apoia e mantém o status da sociedade, ou seja, o poder fica na mão dos poderosos por muito tempo e, para libertar os oprimidos da opressão deles, precisa-se educá-los de maneira diferente; e “A Educação Para Além do Capital” de István Mészáros, que traz uma poderosa abordagem sobre a necessidade de se construir uma educação como instrumento de emancipação humana e, com isso, não torná-la promotora e perpetuadora do sistema capitalista. “Leiam, pois a leitura lhe dá asas para voar e alcançar os mais altos patamares da vida. Com a leitura, podemos prestar os melhores serviços e visitar lugares incríveis, por meio da nossa imaginação. Além disso, podemos dialogar com outras pessoas, sobretudo nos conectar com a ciência, em sua forma mais completa”, estimulou.

Confira as fotos da celebração:

Dia Nacional do Livro no Câmpus Imperatriz

Por: Lucas Araújo