Hoje, 25, é o último dia de inscrições para o cadastro de reservas para professores e preceptores da Escola Madalena de Canossa para o Programa Residência Pedagógica em Imperatriz

publicado: 25/02/2022 10h09, última modificação: 25/02/2022 20h50

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio do Edital N° 27/2022, abriu vagas para o cadastro de reserva para professores preceptores da rede pública de ensino da educação básica na cidade de Imperatriz. O objetivo é selecionar educadores do curso de Licenciatura em Pedagogia para atuarem no Programa Residência Pedagógica promovido pela Capes. As inscrições estão abertas até esta sexta, 25, por meio de um cadastro on-line.

Para essa ação, o edital estabelece uma vaga de cadastro de reserva para a Escola Municipal Madalena de Canossa, localizada no Parque Santa Lúcia, onde o professor preceptor selecionado acompanhará um aluno residente em suas atividades. Dividido em três módulos, serão desenvolvidas dinâmicas de preparação de equipe, elaboração de planos de aula e regência em sala de aula.

Os interessados devem acessar um formulário on-line para efetuar a inscrição, em que também devem anexar o comprovante do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Currículo da Plataforma de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comprovação do Currículo.

O programa contempla apenas professores que trabalhem na Escola Municipal Madalena de Canossa. Além disso, é necessário ter licenciatura em Pedagogia e possuir dois anos de experiência no Magistério da Educação Básica. A seleção se dará por meio de um critério de pontuação mediante a entrega de títulos. O valor da bolsa é de R$ 765, e a ação terá vigência de 18 meses.

O resultado final, de acordo com o edital, será divulgado em 9 de março. Os outros requisitos, além das responsabilidades, estão disponíveis no Edital N° 27/2022.

Saiba mais

O Programa Residência Pedagógica promove a experiência de sala de aula a alunos que estão na segunda metade de seus cursos, sempre acompanhados de um professor. Essa é uma das ações do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática das licenciaturas.

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque