História ambiental é discutida em seminário internacional

publicado: 22/11/2023 10h12, última modificação: 22/11/2023 10h49
IV Seminário Internacional Histórias Conectadas se estende até dia 24 de novembro
História ambiental é discutida em seminário internacional

O IV Seminário Internacional Histórias Conectadas teve início ontem, 21, com a solenidade de abertura e a conferência “História Ambiental e os processos de desumanização”, ministrada pelo professor doutor Divine Fuh, director do Institute for Humanities in Africa (HUMA), da Cape Town University, África do Sul.

“O nosso IV Seminário Internacional Histórias Conectadas busca promover debates que possam articular pesquisas no campo historiográfico e também a agenda política internacional a partir da linha central que vai discutir temas conectados aí a história ambiental. Nosso foco são esses grandes projetos de desenvolvimento econômico e os seus impactos. A gente quer pensar isso a partir daqui da experiência do Maranhão”, explica Soraia Dornelles, coordenadora Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (Ppghis).

A pró-reitora da Ageufma, Flávlia Nascimento, neste evento, representando o reitor Fernando Carvalho, destacou a expectativa para o evento e a qualidade do Ppghis. “O tema desse evento, “Histórias Conectadas”, é bastante interessante e nos faz ter ideias antes mesmo de ouvir as palestras. Será um evento muito profícuo, pois o Ppghis é um dos nossos programas de maior excelência dentro da Universidade com nota 4 e com toda perspectiva de subir agora para nota 5, então estamos apostando nesse programa. Sempre foi uma programa disruptivo, desde a sua criação tem sempre estado a frente das ações que mudam a Universidade.”

Considerando o momento atual em que as discussões climáticas e ambientais estão no centro do debate público, o seminário ganha importância ao promover essas discussões também numa perspectiva do sul-global e ao conectar pensadores, intelectuais, políticos e os estudantes que possam se engajar nessa discussão internacional.

“Estamos preocupados que esses debates aconteçam numa perspectiva do sul-global, por isso Índia, África do Sul e Brasil. E, porque somos parte do Brics, nós queremos fazer uma provocação de quanto a produção de conhecimento em História pode movimentar ou mudar a perspectiva dos investimentos em ciência do Brics.”, pontuou Dornelles.

Ainda nesta perspectiva sul-global, o professor doutor Divine Fuh, director do Institute for Humanities in Africa (HUMA) – Cape Town University/África do Sul e palestrante da conferência de abertura considera que essas discussões fora o eixo europeu pode ser um ponto chave para os debates evoluam. “É importante que a gente entenda as perspectivas antológicas num olhar que foge a ideia do colonialismo europeu, entender que existem outros lugares que essa discussão também pode ser feita e é importante que seja feita nesses lugares justamente por serem lugares que sofreram com a opressão. O Maranhão, o Brasil foi um lugar que sofreu tudo que a colonização trouxe de ruim, então é importante que a gente descentralize da Europa para outros lugares esse tipo de debate. É chave para mudar alguma coisa no mundo.”, ressaltou.

Justin Mathew, professor doutor da University of Delhi – Índia e um dos conferencista do evento, faz uma análise semelhante sobre a importância de desses eventos fora da Europa. “A importância de estudar história do meio ambiente é para entender de onde a gente vem, a história do que está por trás da gente e entender que estamos num cenário de crise ambiental e a gente precisa entender o que aconteceu no passado para entender o que acontece agora. É importante que a gente entenda o que aconteceu para além do contexto histórico europeu, mas o que aconteceu também nas colônias e como isso infligem na vida dessas pessoas e como a realidade dessas pessoas é baseada naquilo que aconteceu na perspectiva decolonial.”.

Seminário Histórias Conectadas - 21.11

O IV Seminário Internacional Histórias Conectadas segue até o dia 24 de novembro com conferências e mesas-redondas com palestrantes de diversas instituições no Brasil e do mundo. Os simpósios temáticos ocorrem em todos os dias de programação, no turno matutino.

Confira a programação do IV Seminário Internacional Histórias Conectadas

22/11, 14h - MESA 1

Local: Auditório Central da UFMA

Título: Economias, Direitos, Territórios e outras conexões globais em questões ambientais