Grupo Mídia e Democracia desenvolve estudo sobre a participação de leitores em postagens sobre política durante a pandemia

publicado: 18/10/2022 12h05, última modificação: 18/10/2022 16h11
O grupo mapeou a interatividade proporcionada pelos jornais maranhenses na internet e nas redes sociais digitais

A interatividade é um processo comunicativo mediado por dispositivo ou que ocorre com o próprio dispositivo. No jornalismo, essa ação tem se estabelecido cada vez mais de maneira on-line por meio da internet e das plataformas sociais digitais. Com o objetivo de analisar esse processo, o grupo de pesquisa Mídia e Democracia (MID), coordenado pela professora de Comunicação Social Rakel de Castro Sena, desenvolveu um estudo para examinar como ocorreu a participação digital de leitores em postagens jornalísticas sobre política durante a pandemia de covid-19.

O trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Interatividade seletiva e comunicativa: interatuantes, dimensões e opções interativas no discurso político do jornalismo on-line”, que estuda como as notícias sobre política dos jornais maranhenses são estabelecidas com base nos processos interativos e como isso tem se relacionado com a participação digital e a construção social da realidade.

Iniciada em 2019, a pesquisa percebeu que existem diferentes formas de se construir a interatividade em um texto jornalístico e que esse processo foi acentuado pela pandemia de covid-19, devido à necessidade do isolamento social, em que as pessoas usaram as telas de aparelhos eletrônicos para trabalharem, se informarem e até mesmo manterem hábitos de lazer. Esse contexto contribuiu para que os pesquisadores do MID vissem a necessidade de desenvolver um estudo para entender melhor esse tema.

A participação digital nos jornais maranhenses

A professora Rakel de Castro entende que o utilizador da internet não é apenas consumidor de informações, pois, além de receber informações, o usuário também gera conteúdo ao responder e interagir com as publicações. “A pesquisa parte do princípio de que, quando a interatividade busca o viés comunicativo, isso reforça processos de participação do público sobre diversos temas, especialmente sobre temas políticos. E, reforçando essa participação, também se reforça o processo de democracia digital. A ideia é de que esse processo pode ampliar a democracia digital, mas também, quando ela é negada, afastar as pessoas dessa participação e criar a desinformação”, explicou.

No primeiro ano de estudo, os pesquisadores mapearam e categorizaram os tipos de interatividade proporcionadas pelas empresas jornalísticas do Maranhão na internet e nas redes sociais digitais. Eles identificaram duas formas de interação: a seletiva, em que os leitores têm o poder de escolher e modificar o conteúdo; e a comunicativa, em que os utilizadores têm a possibilidade de colaborar diretamente na construção inicial do texto. Dessa maneira, eles analisaram que predomina no jornalismo político de jornais maranhenses o tipo de interatividade seletiva.

De acordo com o estudo, esse tipo de interatividade distancia o leitor da participação digital sobre questões políticas que envolvem diretamente o seu cotidiano. Além disso, a pesquisa também verificou que as notícias sobre política usam alguns macetes para garantir a ideia de veracidade dos fatos, de modo que os jornais se isentam das suas responsabilidades e as transferem para terceiros, que podem ser agentes de notícias, fontes oficiais ou até mesmo falas de políticos.

Em artigo publicado na Revista Culturas Midiáticas, da Universidade Federal da Paraíba, de autoria da coordenadora do MID Rakel de Castro e do bolsista de iniciação científica Bruno Costa Sodré, os pesquisadores identificaram que a interatividade comunicativa está mais presente nas redes sociais digitais do que nos sites dos jornais. Eles concluem que, embora a internet tenha ampliado os espaços de participação digital, ainda assim, essa infraestrutura não garante uma participação pública representativa.

Saiba mais

O MID é um grupo de pesquisa vinculado ao Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação (Neec) e desenvolve estudos voltados para o jornalismo on-line e político. Os artigos desenvolvidos pelos pesquisadores do MID já foram publicados em conceituadas revistas regionais e nacionais, além de diversas participações em congressos. Em 2020, o MID apresentou trabalho no III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult, em que coordenou uma mesa-redonda.

Confira alguns dos artigos publicados por pesquisadores do MID:

O discurso político no jornalismo online do O Imparcial: a democracia digital a partir da interatividade. — Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social.

A (des)caracterização da comunicação pública: a EBC de Temer a Bolsonaro. — Revista Animus da Universidade Federal de Santa Maria.

Longe dos grandes centros urbanos: o expurgo do não-eu e o uso da pretensa credibilidade do jornalismo em blogs, microblogs e redes sociais digitais. — Revista Alterjor da Universidade de São Paulo.

Podcast: acessibilidade para pessoas com deficiência visual no ensino superior. — Revista mosaico da Fundação Getúlio Vargas.

Por: Bruno Goulart

Produção: Bruna Castro