Notícias

UFMA apoia Grupo de Trabalho da FIEMA para desenvolvimento tecnológico do Centro de Lançamento de Alcântara

publicado: 25/01/2021 13h50, última modificação: 25/01/2021 16h08

“O Centro de Lançamento de Alcântara-CLA preconiza a grande revolução tecnológica que impulsionará o Maranhão ao requintado mercado mundial de tecnologia”, afirmou o presidente da Fiema, Edilson Baldez, em artigo com o título “Pensar o Maranhão”, cujo nome foi dado a um Grupo de Trabalho que envolve diversas instituições do estado, com o objetivo de impulsionar o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA).

No artigo, o presidente da Fiema sinaliza a importância do desenvolvimento do Grupo de Trabalho “Pensar o Maranhão”. Para isso, um calendário de reuniões com diversas instituições do Maranhão foi proposto para discussão do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA).

“A participação da UFMA — por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização - Ageufma — é imprescindível, considerando o potencial científico e tecnológico da instituição”, reforçou o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho, durante o último encontro do PDI-CEA do mês de janeiro, realizado na tarde de quinta-feira, 20, na Fiema.

Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez, a indústria está pronta para os avanços da tecnologia e inovação. “A chegada da Quarta Revolução Industrial — a chamada era da Inteligência Artificial — a Alcântara marca um novo mundo de oportunidades para a cidade e todo o seu entorno regional”, afirmou.

A UFMA tem um curso de Mestrado em Engenharia Aeroespacial, organizado em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e vem estreitando laços de cooperação institucionais e convênios acadêmico-científicos.

Instituições participantes das reuniões do PDI/CEA

Além do pró-reitor da Ageufma e do presidente da Fiema, participaram do encontro o diretor da Fiema e coordenador do Grupo de Trabalho "Pensar o Maranhão", Luiz Fernando Renner; o superintendente da Fiema, César Miranda; o diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), Cristiano Trein; o diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Eduardo Soriano Lousada; o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Fernandes; o 2º vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Antônio de Sousa Freitas; a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA), Socorro Noronha; e o presidente da Federação de Agricultura do Maranhão (Faema) e do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Raimundo Coelho.

 

Por: Lucio Silva/Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: