Grupo de pesquisa Encenação e Corporeidades desenvolve série sobre personagens circenses que terá exibição na TV UFMA

publicado: 14/05/2021 13h28, última modificação: 14/05/2021 16h23

O Grupo de Pesquisa Encenação e Corporeidades (Cenacorpo) da UFMA, coordenado pela professora Michele Cabral, está desenvolvendo a série “As Aventuras de Palita”, que aborda, por meio de personagens características do imaginário circense, temas atuais e necessários como o respeito à diversidade, o capacitismo, a imposição estética de padrões de beleza, a defesa do meio ambiente e a amizade como valor.

A série foi idealizada por Michele Cabral e tem como gênero a comédia infantojuvenil. Ela conta, em sua primeira temporada, com oito episódios de vinte minutos, com gravações previstas para junho e a locação em São Luís. A série tem como personagem principal a palhaça Palita Presepada, interpretada por Michele Cabral, e originalmente foi apresentada como espetáculo teatral.

O projeto foi aprovado pelo Edital Geração Ciência (Nº 010/2019), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O edital visa estimular a juventude no processo de produção do conhecimento científico ao contribuir para o processo de formação acadêmica dos estudantes das instituições públicas de ensino médio e técnico sediadas no Maranhão.

Segundo o integrante do grupo de pesquisa e diretor adjunto da série, Geovane Camargo, o projeto contará com a parceria da TV UFMA, que exibirá o programa em seu canal, com data prevista para outubro de 2021. “Pela parceria que foi feita com a Fapema, a série precisaria ser exibida em algum local e nada mais justo fazer essa transmissão pela TV UFMA, uma vez que o produto é realizado pelos estudantes e professores da Universidade”, informou.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque