Notícias

Grupo de pesquisa realiza estudo e disponibiliza formulário sobre barreiras para adesão à prática de exercício físico regular em indivíduos com dor crônica

publicado: 03/05/2022 11h24, última modificação: 03/05/2022 13h17

O Grupo de Pesquisa em Reabilitação, Exercício e Movimento (Removi), vinculado ao curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, desenvolve uma pesquisa científica que visa criar um instrumento que consiga identificar os fatores motivadores e as barreiras para a adesão à prática de exercício físico regular em indivíduos com dor crônica.

De autoria do mestrando Cezar Augusto Brito Pinheiro e sob a orientação do professor Almir Dibai, o trabalho busca compreender como a dor afeta as pessoas em relação aos fatores que dificultam a prática de exercícios físicos regulares e tem como público-alvo pessoas que sintam dor há mais de três meses, com idade entre 18 e 59 anos. A pesquisa é totalmente on-line, e, para participar, é necessário preencher um formulário on-line.

Cezar Pinheiro comentou a pretensão com o estudo. “De modo geral, a pesquisa é para validar uma ferramenta gratuita para a população que sofre com dor crônica, o que pode ajudar natomada de decisão para elaborar programas de treinamento, seja visando saúde, bem-estar ou reabilitação”, explicou. 

Para mais informações sobre a pesquisa, acesse o blog ou o Instagram do Removi.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: