Notícias

Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Economia dá início à segunda temporada do podcast ETC&TAL, disponível em várias plataformas de streaming

publicado: 01/07/2021 15h57, última modificação: 01/07/2021 22h07

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Economia da Universidade Federal do Maranhão (ETC), vinculado ao Departamento e ao Mestrado Profissional em Comunicação da UFMA, lançou, na quarta-feira, 23, a segunda temporada do ETC&TAL, podcast oficial do grupo, fruto de duas pesquisas, uma com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e outra com a Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os podcasts estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.

Os podcast são apresentados pela graduanda de Jornalismo e membro do ETC, Larissa Baia, e a temporada é composta por oito episódios, que serão postados toda quarta-feira, às 18h. Os programas contam com a participação de convidados especiais para falar sobre as potencialidades e os desafios do ecossistema empreendedor da cidade de São Luís, em sua interface com a economia da confiança.

É importante analisarmos as potencialidades e os desafios do ambiente empreendedor de São Luís, uma vez que, ao direcionar essa reflexão à nossa cidade, temos a possibilidade de gerar conhecimento e informações capazes de auxiliar o poder público na elaboração de políticas públicas. Além disso, temos a possibilidade de fornecer aspectos fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo em São Luís, como a inovação nas tecnologias digitais de comunicação”, explicou Larissa Baia ao falar da segunda temporada do ETC&TAL.

A temática abordada no primeiro episódio foi Economia da Confiança, apresentado pelos integrantes do ETC Ramon Bezerra e Larissa Baia, que conversaram com o professor Carlos Benalves sobre as “potências” das iniciativas da economia da confiança para o empreendedorismo da capital maranhense. Os próximos episódios estão divididos em sete áreas prioritárias da economia da confiança, em que cada episódio fala de uma área que possa despertar o interesse a empreender em novos modelos de negócios em São Luís.

Os temas são: “Alimentação”, com a participação do produtor cultural e cocriador da Cozinha Ancestral, André Lobão; “Objetos e Tarefas”, com a idealizadora da Morada & Meia, Carol Dourado; “Educação”, com a pedagoga e idealizadora do Centro de Aprendizagem Ceap, Benedita Frazão; “Dinheiro”, com o gestor do Programa Inova Maranhão para startups da Secti, Hermano Reis; “Transporte”, com o superintendente de Inovação e Cidadania Digital da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Leandro Franco; “Espaço de Trabalho”, com a chefe de criatividade da Creative Pack, Karol Borges; e “Turismo e Hospitalidade”, com o professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Saulo Ribeiro.

Acesse ao primeiro episódio da segunda temporada

Por: Lani Sousa

Produção: Laís Gomes

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: