Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura realiza debate sobre representatividade das crianças negras na literatura

publicado: 29/11/2021 08h30, última modificação: 27/11/2021 08h40

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, foi realizado, no dia 22 de novembro, pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (Gepplem), vinculado ao Departamento de Biblioteconomia, sob a coordenação da professora Leoneide Maria Brito Martins, o terceiro episódio da roda de conversa “Leituras e livros que moram dentro de nós”. O evento ocorreu de forma on-line, por meio do canal do Gepplem no Youtube.

O evento trata-se de uma atividade de extensão universitária e integra o clube de leitura do Gepplem, que é realizada mensalmente com a participação de escritores, professoras e pesquisadores brasileiros que atuam nas áreas de escrita literária, mediação e práticas de leitura, formação de leitores e letramento literário.

A roda de conversa contou com um debate crítico sobre a formação continuada de alunos da graduação, professores e bibliotecários. Os palestrantes também apresentaram seus repertórios culturais de leitura e a relação com a escrita literária, suas memórias de leitura, indicações de livros que inspiram suas trajetórias como leitores, além de divulgarem suas publicações ressaltando os temas, enredos e gêneros literários.

Segundo a coordenadora do grupo, o evento serviu para os palestrantes interagir e dialogar com o público participante sobre temas relevantes. “Nesse mês da Consciência Negra escolhemos o tema ‘representatividade das crianças negras na literatura’, com o objetivo de debater a importância e efetividade de uma educação antirracista na formação de cidadãos, em que os espaços das bibliotecas se constituem centros culturais de democratização do acesso à literatura antirracista e a todos os gêneros que contemplam a diversidade cultural”, explanou.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque