Grupo de Pesquisa de Turismo, Câmpus de São Bernardo, lança primeira edição do Boletim Buriti

publicado: 24/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO BERNARDO – O Grupo de Estudos em Turismo, Espacialidades, Ruralidades e Meio Ambiente, do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de São Bernardo, lançou, no dia 22, a primeira edição, em formato digital, do Boletim Acadêmico de Turismo – Buriti.

“O nome foi pensado para ressaltar a identidade regional do território do Baixo Parnaíba Maranhense”, explica o turismólogo e egresso do curso Joabe Garcez, que integra a equipe de marketing do grupo de pesquisa. A revista está vinculada ao Projeto de Extensão “Comunicações em Turismo” (COMTUR) do GETERMA (Grupo de Estudos em Turismo, Espacialidades, Ruralidades e Meio Ambiente), coordenado pelas professoras Tatiana Colasante e Karoliny Diniz Carvalho.

A proposta interdisciplinar ainda conta com a participação dos professores Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro, do curso de Turismo, Katia Cilene França e Fabrício Tavares de Moraes, do curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa. “A proposta do Buriti é dar visibilidade ao Território do Baixo Parnaíba Maranhense, onde está localizado o Câmpus de São Bernardo, em seus múltiplos aspectos, com base na visão dos alunos. A ação tem um caráter interdisciplinar, e os estudantes atuam na produção dos conteúdos, com base nas demandas comunitárias, num processo colaborativo e participativo”, detalha a professora Tatiana.

Por meio da produção textual, segundo ela, desenvolvem-se a prática da pesquisa e habilidades de comunicação no ambiente virtual, aspectos importantes da formação do Bacharel em Turismo. “Os estudantes escolhem as pautas, buscam as informações baseados em dados primários e secundários para subsidiar a pesquisa. A equipe de marketing atua na divulgação das ações do projeto, e a equipe de editoração auxilia na diagramação do Buriti. O trabalho em conjunto é primordial porque uma equipe depende da outra para dar sequência ao seu trabalho”, pontua a docente, enfatizando que a escolha da pauta da primeira edição do Boletim foi “Turismo e Pandemia”.

Para a professora Katia França, nesse processo, os alunos interrogam a realidade, olham para o espaço e vão descobrindo potencialidades, histórias e outros elementos que contribuem para a compreensão do local. Já a professora Karoliny Diniz lembrou que este ano tem sido atípico e cheio de incertezas no cotidiano, seja no âmbito pessoal ou profissional. “O COMTUR teve início em agosto, em meio à pandemia, e não poderíamos desconsiderar esse tema na nossa primeira edição. Abordamos aspectos vinculados às relações de trabalho, ressignificação de festas, ações solidárias e perspectivas do turismo diante da pandemia”, contou Diniz.

Além do Boletim Acadêmico Buriti, o projeto Comunicações em Turismo promove webinários por meio da ação “Trilha de Saberes”, com o debate de temas importantes para acadêmicos, profissionais do setor turístico, gestores e membros da comunidade local.

Para acessar a primeira edição do Boletim Buriti, clique aqui. Mais informações sobre o grupo de pesquisa e sobre o boletim, siga o perfil do COMTUR no Instagram ou o grupo do Curso de Turismo de São Bernardo no Facebook.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus de São Bernardo