Notícias

CIÊNCIA NA UFMA

Grupo de pesquisa da UFMA realiza estudo sobre as representações sociais do Médio Mearim

publicado: 11/07/2024 08h55, última modificação: 11/07/2024 08h55
Grupo de pesquisa da UFMA realiza estudo sobre as Representações sociais do Médio Mearim

O Grupo de pesquisa Hermeneutics Studies, do Centro de Ciências, Ensino e Linguagens - CCEL, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Bacabal, está realizando a pesquisa “Representações sociais sobre o Médio Mearim: uma sociologia histórica da produção da ‘memória’, da ‘cultura’ e da ‘identidade regional’”, que tem por principal objetivo examinar os princípios e as lógicas sociais que sustentam a construção de representações de memória, identidade e cultura na região do Médio Mearim. 

Sob a coordenação do professor Jorge Luiz Feitoza Machado, do Centro de Ciências de Bacabal, e com a colaboração de pesquisadores como Lucélia Almeida e João Linhares, a pesquisa realiza uma investigação interdisciplinar que envolve dimensões distintas da sociedade em busca de compreender os mecanismos sociais que moldam as representações do território. Segundo o professor Jorge Luiz, a metodologia utilizada no projeto consiste em entrevistas sistemáticas com representantes vinculados à política local, estudos e análises bibliográficas referentes à formação dos bairros de Bacabal. Dessa maneira, a atuação do projeto abrange o mapeamento de arquivos documentais e contatos com agentes sociais de esferas políticas e educacionais que estão vinculados à construção de atuação e memórias coletivas sobre a região do Médio Mearim e entorno da cidade.  

“A atuação do projeto se dá em diferentes frentes, já que envolve dimensões distintas. É desenvolvido junto a setores da sociedade em que encontramos agentes sociais importantes na construção de representações sociais e memórias coletivas sobre a região. Por exemplo, conversamos com pessoas ligadas à política (vereadores e ex-vereadores, deputados) cuja origem e atuação se dão na região ou na cidade de Bacabal. Do mesmo modo, atuamos junto a instâncias de cultura, buscando essas memórias por meio do contato com membros da Academia Bacabalense de Letras, educadores que se encontram em instituições de ensino e que tiveram ou ainda têm atuação marcante na sociedade”, esclarece o professor. 

O estudo é conduzido os seguintes eixos: reconstituir o espaço social das instituições produtoras de representações na região; mapear os principais domínios de atividades sociais na região; coletar e analisar dados qualitativos e quantitativos sobre os agentes que contribuem para a construção da memória e identidade regional; examinar os condicionantes que permitem a constituição de porta-vozes legítimos e as estratégias utilizadas por esses agentes na produção de representações sociais; identificar as representações sociais predominantes sobre o Médio Mearim nos diferentes domínios sociais. 

Jorge Luiz ainda destaca a importância de uma produção interdisciplinar que agrega no enriquecimento da interlocução do conhecimento em diversas áreas, que atende a diferentes dimensões sociais. “O projeto é importante para a área das ciências humanas, sobretudo, pelo fato de atuarmos em um curso de natureza interdisciplinar, aspecto que sobressai inclusive na proposta elaborada e contida no projeto. Um curso de ciências humanas com habilitação em sociologia é um curso que possui essa interlocução com outras áreas das ciências humanas: geografia, filosofia e história. Assim, o projeto acaba agregando essa contribuição em diferentes áreas, sobretudo, a história e a sociologia, que é mais marcante na concepção do projeto. E, por essa razão, essa ideia de pensar as diferentes representações sobre Bacabal ou a região do Médio Mearim com base em diferentes dimensões, como a política, a história dos bairros, o espaço urbano ou com os relatos das comunidades tradicionais que estão ali situadas na região de Bacabal, isso acaba reforçando essa dimensão dos diferentes saberes, que, por sua vez, estão vinculados a uma ideia ou a uma proposta de ensino interdisciplinar. Logo a relevância do projeto tem como uma contribuição que reforça a necessidade de investirmos cada vez mais na produção de conhecimento com base nessas premissas interdisciplinares que constituem o nosso próprio ambiente de trabalho”, enfatiza. 

Os resultados da pesquisa, que deverão ser publicados em 2025, são significativos tanto para a academia quanto para a sociedade em geral. A investigação contribuirá para a formação de novos pesquisadores por meio da orientação de trabalhos de conclusão de curso, monografias e dissertações. Os achados serão divulgados em forma de artigos publicados em periódicos especializados e na organização de um livro que sintetize os principais resultados e insights sobre a produção social da memória, identidade e cultura no Médio Mearim. Além disso, os dados da pesquisa serão divulgados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, promovendo um intercâmbio de conhecimento e fortalecendo a visibilidade da UFMA no cenário científico.

Por: Camilla Fernanda

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: