Grupo de pesquisa Cienatec publica seis artigos em revista científica

publicado: 08/06/2022 16h53, última modificação: 09/06/2022 00h44
Grupo de pesquisa Cienatec publica seis artigos em revista científica.jpeg

O Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec), do Centro de Ciências Naturais, câmpus de Grajaú, publicou seis artigos na revista científica Research, Society and Development Journal Qualis A3, em menos de um semestre em plataformas digitais.

Criado em 2014, o Cienatec foi idealizado pelo professor Jeferson Almeida, que, atualmente, está lotado no Câmpus de São Bernardo. Em 2019, a professora Ionara Nayana Gomes Passos assumiu a coordenação do grupo.

Segundo Ionara, o Cienatec já tem vários discentes egressos que estão fazendo mestrado ou doutorado. “Conseguimos despertar nesses alunos o olhar para a pesquisa científica. Temos pesquisadores e parcerias nas Universidades Federais de Brasília, do Delta do Parnaíba, de Tocantins, e aqui na UFMA, tanto em São Luís como em Imperatriz. Além dos egressos que estão fazendo suas especializações e publicando trabalhos científicos”, comentou Ionara.

Só no ano de 2022, o grupo já publicou seis artigos científicos na revista Research, Society and Development Journal, que recebeu classificação Qualis A3, na nova avaliação da Capes. “Para um câmpus pequeno, com a estrutura que temos, isso é uma grande conquista dos nossos alunos”, declarou Ionara.

O Cienatec é formado por estudantes do câmpus de Grajaú, egressos da especialização em Gestão Ambiental e, agora, conta com a parceria do professor José Ribeiro dos Santos Júnior, da Universidade Federal do Piauí. “Espero que nossos pesquisadores, um dia, possam caminhar, orientar e fazer o nosso câmpus cada vez mais referência no cenário científico nacional e internacional”, comentou Ionara.

O objetivo do grupo, segundo a coordenadora, é avançar com as pesquisas na área de Recursos Naturais e Biotecnologia incentivando a produção e publicação científica dos discentes não só do Câmpus de Grajaú, mas dos demais câmpus da UFMA. “Essas publicações são muito importantes, para que novos alunos se tornem pesquisadores e comecem a divulgar suas pesquisas. Isso é bom para seus crescimentos pessoais, profissionais e também para o crescimento científico do município”, enfatizou.

Repórter: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro