Grupo de estudos literários da UFMA participará do VI Encontro de Literatura Osmaniana, cuja abertura ocorre hoje, às 14h30, com transmissão pelo Google Meet

publicado: 06/10/2021 10h45, última modificação: 07/10/2021 08h24

O grupo de pesquisa “Grifo Estudos Literários”, da Universidade Federal do Maranhão, participará do VI Encontro de Literatura Osmaniana (ELO), intitulado “A viagem de Lins, desvelo do mundo”, que ocorrerá durante todas as quartas-feiras dos meses de outubro e novembro deste ano. A abertura está marcada para hoje, 6, às 14h30, com transmissão pelo Google Meet. O encontro é gratuito, e os interessados podem se inscrever como ouvintes pelo Doity, e haverá certificado de 40 horas para os participantes.

Fundado em 2017, o Grifo possui doze membros e é coordenado pela professora do Departamento de Letras da UFMA Maria Aracy Bonfim. Além de atuarem como monitores, os participantes do grupo farão apresentação das pesquisas desenvolvidas para o Programa de Iniciação Científica (Pibic).

O encontro é promovido pelo grupo de pesquisa “Estudos Osmanianos: Arquivo, Obra, Campo Literário”, da Universidade de Brasília (UnB), que escolheu o tema do VI ELO para marcar os 60 anos da primeira viagem ao exterior feita por Osman Lins, que acrescentou a ele muita experiência nas esferas humana e da arte da escrita. O evento reúne estudiosos do Brasil e convidados do exterior que se interessam pela obra de Lins. Quatro eixos temáticos serão abordados: “De Bordéus a Lisboa: a viagem como aventura”; “Os relatos: a viagem como memória”; “A ficção: a viagem como labirinto”; e “Escrever: a viagem como metáfora”.

Nesta edição, fazem parte da comissão organizadora as professoras Maria Aracy Bonfim, da UFMA; e Elizabeth de Andrade Lima Hazin, da UnB; além do docente Cacio José Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Confira a programação completa do VI ELO na página do evento.

Saiba mais

O grupo de pesquisa “Estudos Osmanianos: Arquivo, Obra, Campo Literário” tem apresentado, ao longo dos últimos anos, eventos literários em torno da obra do escritor pernambucano Osman Lins (1924-1978). Assim, foram realizados quatro encontros presenciais e, em 2020, por causa da pandemia, a quinta edição do ELO ocorreu de forma virtual reunindo estudiosos do Brasil e do exterior. Considerando os bons resultados obtidos no último Encontro, a proposta de realizar a sexta edição de modo virtual se manteve.

Osman da Costa Lins nasceu em 5 de julho de 1924, em Vitória de Santo Antão, cidade de Pernambuco. Aos dezesseis dias de vida, perdeu a mãe, Maria da Paz de Mello Lins, em decorrência de complicações do parto. Com frequência, o autor menciona em entrevistas desconhecer o rosto da mãe porque ela não deixou fotografia. Para ele, esse fato teria configurado seu trabalho de escritor, que, metaforicamente, seria o de construir com a imaginação um rosto inexistente.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque