Grupo de Estudos e Pesquisas em Discurso, Interseccionalidade e Subjetivações lança série de vídeos científicos em seu canal no YouTube

publicado: 16/04/2021 13h03, última modificação: 16/04/2021 13h58
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Discurso, Interseccionalidade e Subjetivações (Gepedis), transmite, desde segunda-feira, 12, até hoje, 16, uma série de vídeos científicos em seu canal no YouTube. As produções, lançadas sempre às 18h30, têm por temática os conceitos teóricos trabalhados na disciplina de Fundamentos da Análise do Discurso, ministrada por Glória França, professora do Departamento de Letras, credenciada no Programa de Pós-Graduação de Letras do Câmpus de Bacabal e coordenadora do Gepedis.

A professora explicou que a importância do projeto é mostrar que o trabalho de divulgação científica dá um retorno sobre o que está sendo feito por discentes e docentes da Universidade, além de promover aproximação entre o espaço acadêmico e a comunidade. “Esse projeto contribui para que a ciência seja divulgada, para mais pensamentos críticos, para que informações verídicas e fundamentadas circulem, e não as infundadas e de fontes duvidosas. Mostra também que há um saber científico sendo produzido massivamente em todas as áreas do conhecimento e que precisam chegar ao cidadão, precisam ser acessíveis”, acrescentou.

A docente também explanou que a escolha pelo YouTube foi devido à maior facilidade promovida pela parceria entre o Google e a Universidade Federal do Maranhão: “A divulgação científica deve ser plural, então a ideia é justamente apresentar tanto em formato de texto quanto em audiovisual. Não acreditamos que haja uma linguagem melhor, e, sim, que há necessidade de que todas elas sejam utilizadas, para que assim a ciência chegue a mais pessoas, apresentando diferentes formas de compreensão dos discursos”.

Confira as produções do Gepedis em seu canal no YouTube

Por: Kaio Lima