Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade de Vida, Trabalho e Saúde realiza seminário Qualidade de Vida e Mundo do Trabalho

publicado: 23/11/2023 14h58, última modificação: 23/11/2023 21h25

No dia 4 de dezembro, das 9h às 18h, o Centro de Ciências Humanas receberá, no Auditório Mario Meirelles e na sala B205, o Seminário Qualidade de Vida e Mundo do Trabalho. O seminário é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade de Vida, Trabalho e Saúde que traz o tema “Interações e Possibilidades” e tem o objetivo de levar aos seus ouvintes temáticas de relevâncias social e acadêmica sobre qualidade de vida e mundo do trabalho, além de analisar o trabalho contemporâneo e sua relação com a saúde do trabalhador.

O seminário vem trazer pontos muito importantes para a vida laboral, como explica a professora Yldry Souza Ramos Queiroz, coordenadora do Grupo e responsável pelo evento: “Buscamos fazer uma análise crítica sociológica nos dois painéis abordando as contradições da sociedade capitalista e a determinação social, saúde, trabalho, respectivamente. Então, o seminário tem o objetivo de promover essa discussão crítica, junto a profissionais da UFMA e externos”, expôs.

A partir das 9h, o evento contará com painéis pautando as problemáticas e o mundo do trabalho e a oficina “Liderança com foco no bem-estar do trabalhador”, que será ministrada por Hugo Araújo, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e Katyuscia Karla, agente local de inovação do Sebrae.

Durante a tarde, a partir da 13h30, no auditório, serão apresentados 2 painéis. O primeiro, “Contradições da sociedade capitalista e suas formas de manipulação”, que será ministrado pelos professores Adriana Araújo, do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração da UFMA; Gracielle Santana, da UNDB; e Rômulo Travassos, da UEMA. O segundo painel é “Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde”, que será apresentado pelos professores Dayse Martins, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMA; Carlos Alberto da Silva Frias Jr., do Departamento de Saúde Pública da Universidade; e Rosiméria Maria Braga de Carvalho, da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

As inscrições seguem abertas até o dia do evento, podendo ser realizadas na página do evento, pelo valor de R$10,00. Para mais informações, entre em contato com o grupo pelo instagram @gepqvts.ufma.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro