Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau realiza programação especial para edição comemorativa dos 15 anos de fundação

publicado: 28/05/2021 10h34, última modificação: 28/05/2021 12h47

O Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau (Gepi), vinculado ao Departamento de Filosofia da UFMA, completou 15 anos, e, como forma de comemoração, foi realizado, na quarta-feira, 26, o “Encontro Comemorativo dos 15 anos do Gepi Rousseau UFMA”, que contou com a participação de professores convidados da Pontifícia Universidade Católica (PUC), da Universidade do Minho, em Portugal, e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O Encontro ocorreu de forma on-line, pelo Youtube no canal do Gepi Rousseau, e a primeira parte do evento contou com uma retrospectiva, por meio de fotos e vídeos, de encontros anteriores realizados pelo Gepi Rousseau.

“São quinze anos de existência, trabalho, realizações e conquistas, em que o Gepi Rousseau tem conseguido, por meio dos seus encontros semanais e eventos realizados — como congressos, seminários nacionais e internacionais, oficinas teatrais e musicais — abarcar uma diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente no Brasil sobre a filosofia de Rousseau e suas implicações com as ciências humanas e sociais”, discursou o professor Luciano da Silva Façanha, coordenador do Gepi Rousseau.

Durante o quindênio de atividades, o Grupo já realizou três Congressos Nacionais Jean-Jacques Rousseau (2014, 2016 e 2018), um seminário internacional (2014) e um seminário de pesquisa do Gepi Rousseau-Kant (2019). Em 2020, seria realizada a quarta edição do Congresso Nacional, mas foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Dentro dessa perspectiva, o Gepi Rousseau tem conseguido contribuir para novas discussões acerca da obra do filósofo, inserindo a UFMA no debate nacional e internacional sobre os assuntos estudados. Dessa forma, esperamos realizar a quarta edição do congresso nacional ainda em 2022”, revelou Luciano Façanha.

A programação comemorativa dos 15 anos do Gepi Rousseau contou com as seguintes conferências: “De uma ilha a outra”, ministrada pela professora Maria Pissarra (PUC-SP); “Jean-Jacques Rousseau e os ‘espelhos da natureza’”, pela professora Custódia Martins (Universidade do Minho, Portugal); “Patologias da mente e Sociedade: uma aproximação possível entre Kant e Rousseau?”, por Edmilson Santos (UFS); e "Lembrai-vos do sentimento de Piedade: um imperativo de Rousseau em tempos sombrios”, ministrada pela professora Maria Olília Serra (UFMA).

Assista ao Encontro Comemorativo dos 15 anos do Gepi Rousseau:

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque