Grupo da UFMA de Modelagem da covid-19 realiza pré-publicação de artigo em site vinculado à Universidade de Yale, nos Estados Unidos

publicado: 27/08/2021 11h22, última modificação: 27/08/2021 16h40

Recentemente, o Grupo de Modelagem da Covid-19 da Universidade Federal do Maranhão, coordenado pelo professor Antônio Augusto Moura da Silva, publicou o artigo “Excess Deaths From All Causes and by Covid-19 in Brazil, in 2020”, lançado no site MedRxiv, distribuidor de pré-publicações de artigos científicos na área da saúde. Realizado em colaboração com acadêmicos de vários departamentos, o trabalho foi lançado em formato preprint, como forma de divulgar um artigo que ainda não foi submetido a um periódico científico.

O artigo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o excesso de mortalidade geral e relacionado à covid-19 em 2020, por meio de características que envolvem sexo, idade, raça/cor e estado. Por meio dessa estimativa, o trabalho compara as taxas de mortalidades por causas cardíacas e/ou respiratórias de dois a cinco anos anteriores no Brasil, e utiliza essas informações para chegar aos resultados da análise.

Para o médico epidemiologista e professor do Departamento de Saúde Pública da UFMA, Antônio Augusto Moura da Silva, a pesquisa é uma forma de contribuição para a sociedade e ajudará a compreender os efeitos da pandemia. “O trabalho é muito importante para se perceberem os profundos impactos que a covid-19 teve nos padrões de mortalidade no Brasil em 2020 e para se perceber que alguns estados como o Maranhão tiveram alto sub-registro de óbitos pela covid-19”, detalhou.

O professor acrescentou que os principais resultados da pesquisa revelam desigualdades demográficas, geográficas, raciais e socioeconômicas. “O excesso de mortes foi maior em alguns estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, no sexo masculino, em pretos, pardos e indígenas de 20 a 79 anos. Nos grupos mais jovens, a redução da mobilidade levou a uma queda nas mortes violentas”, pontuou.

Acesse o artigo completo

Por: Rutielle Barrozo