Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo do Câmpus São Luís abordou a participação feminina no jornalismo esportivo em Trabalho de Conclusão de Curso

publicado: 04/10/2021 10h05, última modificação: 04/10/2021 22h11

Uma pesquisa sobre a presença de mulheres na cobertura do esporte brasileiro, com recorte na companhia de televisão paulista Bandeirantes, foi desenvolvida pela graduanda em Comunicação Social – Jornalismo Quecia Carvalho para seu respectivo Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “O Protagonismo Feminino no Jornalismo Esportivo da Rede Bandeirantes de Televisão”. O trabalho monográfico — que recebeu nota 10 da banca examinadora  foi orientado pelo professor Carlos Agostinho, docente do Departamento de Comunicação Social do Câmpus São Luís, e a pesquisa também analisa as implicações da participação feminina na área.

A escolha do tema foi inspirada na experiência pessoal da estudante. “O jornalismo esportivo é normalmente bem ocupado por homens. Eu precisava trazer a figura feminina para essa discussão, e, considerando isso, veio a ideia de analisar o protagonismo feminino no esporte na Bandeirantes, que é a maior emissora no Brasil dedicada à programação esportiva. De sete programas esportivos no canal, quatro são conduzidos por mulheres”, explicou Quecia.

O processo de pesquisa foi predominantemente bibliográfico, afirmou a graduanda. O estudo focou na história da cobertura do esporte no mundo e no Brasil, além da relação do jornalismo esportivo nos meios de comunicação tradicionais e digitais e na história da Bandeirantes. Quecia Carvalho também entrevistou o diretor de Jornalismo da rede, o jornalista Rodolfo Schneider, como fonte direta para a visão da emissora sobre o tema.

A ideia do trabalho foi trilhar caminhos ainda não muito explorados na academia, apontou a graduanda. “Tem-se discutido muito a igualdade de gênero, luta antiga das mulheres. Já alcançamos muitas conquistas, mas ainda há muito o que mudar. É oportuno na questão social e falar academicamente, já que há muitos trabalhos sobre a mulher no esporte, mas da mulher atleta, poucos sobre a mulher jornalista esportiva”, contou.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa