Graduanda de Comunicação Social – Jornalismo aborda a democracia digital e a interatividade em artigo publicado pelo Intercom 2020

publicado: 08/04/2021 18h09, última modificação: 09/04/2021 19h38

A estudante Bárbara Lauria, do curso Comunicação Social – Jornalismo do Câmpus São Luís, foi uma das representantes da Universidade Federal do Maranhão no 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom 2020. A discente desenvolveu o artigo “O Discurso Político no jornalismo on-line do O Imparcial: a Democracia Digital a partir da interatividade”, com a coautoria de Patrícia da Consolação Carvalho, também discente de Comunicação Social – Jornalismo; e orientação da docente do mesmo curso Patrícia Rakel de Castro.

A produção foi desenvolvida após um ano de pesquisa e propõe uma análise do papel do leitor na construção do discurso no contexto digital da produção e circulação da informação. O artigo foi desenvolvido como parte de um projeto do grupo de pesquisa Mídia e Democracia (MID), do qual a docente Patrícia Rakel é coordenadora. “Produzi a pesquisa como bolsista Fapema com a parceria da Patrícia Carvalho, mas, além dela, existe um grupo de estudantes no MID que nos auxiliou a fazer entrevistas e levantamento de dados. Começamos com levantamentos bibliográficos e então passamos para a parte prática, com entrevistas na sede do jornal O Imparcial e acompanhávamos as atividades, como era a produção, além de conhecermos a equipe do jornal on-line”, detalhou.

O artigo foi publicado pelo Intercom 2020 e apresentado no Seminário de Iniciação Científica (Semic) da UFMA. “É importante saber que o que produzimos na Universidade tem uma relevância social. A comunicação é um dos pilares da sociedade e estudos que envolvem isso, principalmente na área da política e democracia, ajudam os jornais a repensarem a construção de seus discursos e a sociedade a entender como vai consumir essa informação. Para nós, a produção por meio da bolsa também significa muito para o grupo MID, percebemos que estamos no caminho certo”, ressaltou a discente.

Confira o artigo na íntegra

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa