Gestão superior e diretores de centro fazem primeira reunião do ano

publicado: 04/01/2024 11h58, última modificação: 04/01/2024 23h10
Gestão superior e diretores de centro fazem primeira reunião do ano

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, e sua equipe de pró-reitores e superintendentes reuniram-se, na última quarta-feira, 3, com os diretores de centros acadêmicos da capital e do continente, para os primeiros alinhamentos do ano.

O reitor, que, no final de 2023, realizou uma agenda extensa em Brasília para captação de investimentos para a estruturação e expansão da Universidade, iniciou a reunião atualizando os participantes sobre as negociações com a bancada maranhense e com os ministérios.

Outro ponto compartilhado foi o orçamento das universidades federais para o ano de 2024, que não agradou às instituições. A Lei Orçamentária aprovada com o montante de R$ 5.957.807.724,00 para as universidades federais, representa um valor R$ 310.379.156,00 menor do que o orçamento de 2023. Com esse cenário, o reitor afirmou que o momento exige união para superar os desafios.

Além das questões orçamentárias, o reitor compartilhou os planos para 2024, entre eles: a mudança no organograma da Universidade, com criação da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas, e a implantação do Comitê Assessor da Reitoria, que vai auxiliar nas questões administrativas e nas sugestões para otimizar a gestão.

Em seguida, foi a vez dos diretores dos centros colocarem suas prioridades para este início de ano. Problemas relacionados à estrutura dos prédios para o início das aulas, em março, foram as principais demandas levantadas pelos diretores, além das questões ligadas aos recursos humanos para o funcionamento pleno das unidades.

O reitor reiterou que a gestão superior está sempre aberta a ouvir as demandas e que caminhará junto com os diretores dando o suporte necessário para que a Universidade cumpra seu papel promovendo o desenvolvimento do estado.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Gabriel Pereira