Notícias

Gestão da UFMA se reúne com prefeitura de Alcântara

publicado: 26/05/2021 15h00, última modificação: 26/05/2021 19h28
Gestão da UFMA se reúne com prefeitura de Alcântara.jpg

Na segunda-feira, 24, a gestão superior da UFMA se reuniu com o prefeito de Alcântara, Padre William, e alguns dos seus secretários municipais, para discutir possibilidades de parcerias interinstitucionais.

Participaram, pela UFMA, o reitor Natalino Salgado Filho, o Vice-Reitor Marcos Fábio Belo Matos, os pró-reitores Zefinha Bentivi (Extensão e Cultura), Fernando Carvalho (Ageufma), Leonardo Soares (Assistência Estudantil), Walber Pontes (Transparência e Gestão), Marilia Valente (Gestão de Pessoas); os superintendentes de Infraestrutura, Wener Miranda; de Comunicação, Fernando Oliveira; e de Tecnologia da Informação, Anilton Maia; as Diretoras de Tecnologia da Educação, Ana Emília Figueiredo; de Extensão, Li Chang Shuen; e do Sistema de Bibliotecas, Cenidalva Miranda; a chefe de gabinete, Marize Aranha; e o assessor institucional, Arkley Bandeira.

Também, na oportunidade, foi apresentada a Diretora do Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico de Alcântara (NICTA), Mikelle Cândida Sousa, e o coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial, Carlos Alberto Rios. O curso de Engenharia Aeroespacial, pelo projeto da reitoria, estará diretamente ligado ao NICTA para a implementação tanto do curso quanto de projetos de pesquisa diretamente ligados à cidade.

Pela prefeitura, além do prefeito, estavam presentes o secretário de educação, Alessandro Bouéres Gonçalves; e o chefe de gabinete, Valdinei Benedito Ribeiro.

Durante o evento, o reitor Natalino Salgado, depois de fazer um panorama das ações que a UFMA já tem e que planeja fazer na cidade, permitiu que cada gestor de unidade administrativa fizesse uma breve apresentação da sua pasta e de como ela pode contribuir para o local, por meio de parcerias.

Também foi enfocada a visita, que ocorreu hoje, 26, dos ministros da Educação, Milton Ribeiro; e da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, à base de Alcântara. Na oportunidade, os dois ministros também vão inaugurar uma unidade do IFMA e o Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico de Alcântara (NICTA), da UFMA.

Ações do Núcleo – O Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico de Alcântara (NICTA), inaugurado nesta quarta, 26, terá como meta empreender ações ligadas ao ensino de graduação e pós-graduação, inovação tecnológica, extensão e formação de recursos humanos. Sua instalação está alinhada à iniciativa de parcerias tanto com a Base Institucional de Alcântara quanto com a prefeitura. Sua atuação se dará de forma multidisciplinar, com o efetivo apoio das unidades da gestão superior da UFMA.

Por: Marcos Fábio Belo Matos

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: