Gestante internada no HU-UFMA tem momento único em sua gravidez

publicado: 31/05/2021 17h55, última modificação: 31/05/2021 18h22

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é uma instituição que preza e incentiva o parto humanizado sendo referência no Cuidado Amigo da Mulher, que inclui boas práticas no parto e nascimento. Dentro desse contexto, algumas mulheres passam pela experiência de uma gestação de alto risco e necessitam de cuidados especializados, muitas vezes precisando de internação. E o hospital é referência nesse cuidado especializado.

Pensando em ajudar a cumprir uma das missões do hospital, que é humanizar o cuidado, disponibilizando cuidado integral e singular às pacientes, foi que a equipe de psicologia que atua na Unidade Materno Infantil, em conjunto com a equipe multiprofissional e residentes da Enfermaria Obstétrica, organizou, na tarde da última terça, 25, um momento especial de cuidado humanizado a uma paciente.

Liandra Lobato, passa por uma gestação gemelar e precisou ser internada para ter um acompanhamento mais próximo. Devido a essa necessidade, a paciente já tem mais de 45 dias de internação, tendo que vivenciar esse tempo de sua gestação dentro do ambiente hospitalar. Para amenizar todo esse processo, foi realizada uma intervenção terapêutica com aromaterapia, música, pintura gestacional e sessão de fotos da paciente.

A psicóloga Renata Porto destaca a importância desse tipo de abordagem. “O objetivo é auxiliar a gestante na adaptação, ao longo tempo de internação, a manejar o estresse e a ansiedade, fortalecer o vínculo com seus bebês, fortalecer a relação de confiança com a equipe, propiciando um momento de relaxamento e vivência positiva da gestação no ambiente hospitalar.”.

Liandra fez um agradecimento todo especial em um belo depoimento. “Gostaria de expressar toda minha gratidão e admiração às equipes responsáveis pela ala de risco da Unidade Materno Infantil do HU-UFMA, corpo médico, residentes e internos, a qual homenageio por meio da Dra. Lília Oliveira, Dra. Rosy Ane Barros, Dr. João Paulo Lobo e Dra. Gilmiéri Reis, pelo cuidado diário e atenção sem igual. Enfermagem e Técnicas, especialmente a enfermeira Roseline de Oliveira Calisto Lima, pelo zelo, cuidado e carinho. E, de forma muito peculiar, à equipe de Psicologia, que cuida do meu bem-estar mental, e me emocionou com gestos e atitudes das psicólogas Renata Porto Pinheiro e Ana Beatriz Menezes Chaves, me proporcionando um momento muito especial e inesquecível de registro fotográfico da minha gestação, feito por elas próprias com tanto carinho e dedicação, no leito em que me encontro internada”.

Publicado originalmente em 28/05/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário