GEPPEF realiza IX Semana Maranhense de Educação Física, com o tema "25 anos de pesquisas sobre Educação Física no Maranhão''

publicado: 28/05/2024 12h30, última modificação: 28/05/2024 12h30

De 17 a 21 de junho, o  Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís/Maracanã, promove a IX Semana Maranhense de Educação Física (IX SMEF), com o tema: 25 anos de pesquisas sobre Educação Física no Maranhão.

A IX SMEF ocorrerá de forma presencial na UFMA e tem como objetivo buscar desempenhos estratégicos na formação inicial de alunos e professores do curso, além de ampliar discussões sobre o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da pesquisa e pós-graduação na produção do conhecimento científico acerca da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer.

A professora Silvana Araújo, do Curso de Educação Física da UFMA, explicou sobre a dimensão e a contribuição da IX SMEF, que completa 25 anos nessa edição. “A Semana Maranhense de Educação Física tem como tema central esse ano a comemoração dos 25 anos de pesquisas sobre Educação Física no Maranhão. É um evento muito tradicional e talvez até o único com essa característica no estado, primeiro, que ele tem o intuito de qualificar a atuação profissional dos profissionais da área de educação física e áreas afins na área de educação física, esporte, lazer e educação.  Esse evento também contribui significativamente para o processo de formação profissional dos estudantes de educação física no estado do Maranhão. Também tem uma dimensão estadual, mas é caracterizado praticamente como um evento nacional, porque a gente traz professores e pesquisadores renomados, de várias universidades do Brasil’’.

Dessa forma, A IX SMEF auxilia para o fortalecimento na produção de conhecimentos científico, educativo e formativo das ações pedagógicas ao dialogar: educação física, saúde, esporte e lazer na perspectiva da formação profissional. A professora Silvana complementou sobre a importância do evento, que contará com apresentações de palestras, oficinas e mesas redondas com professores convidados:

“O evento visa atender professores da rede estadual, municipal, particular, bem como os estudantes de educação física, do curso de bacharelado e licenciatura. Que envolve temáticas muito amplas, dentre as quais vamos discutir políticas públicas de esporte e lazer que vem desde a questão da educação física na escola, passando pelo debate sobre a reforma do ensino médio atualmente, a questão relacionada às temáticas de corpo e cultura na intervenção dos profissionais nessas áreas com as populações quilombolas da riqueza da cultura de outras comunidades. Também, a importância de incentivar a produção científica com os profissionais estudantes da área, pois tem um espaço para apresentação de trabalhos científicos”, concluiu a professora.

A IX Semana Maranhense de Educação Física (IX SMEF) está com as inscrições abertas até 17 de junho. E o prazo para submissão dos trabalhos científicos, que devem ser encaminhados na plataforma do evento, é até 02 de junho.

Confira mais informações sobre as inscrições e programação do evento, acessando o site.

Por: Camilla Fernanda