Fundador e primeiro diretor-presidente da Anvisa ministrou palestra sobre “Vacinação no Brasil e no Mundo” no II Colóquio de Ciências Exatas e Tecnologias da UFMA

publicado: 05/08/2021 16h41, última modificação: 06/08/2021 20h06
1 | 2
2 | 2

Foi realizado, no dia 2, o II Colóquio de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, com a palestra “Vacinação no Brasil e no Mundo”. O evento, que teve sua primeira edição de forma remota, teve como palestrante o professor Gonzalo Vecina Neto, fundador e primeiro diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e contou com a presença do Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Ridvan Nunes Fernandes.

Durante a palestra, o professor falou sobre assuntos como o que é necessário para se chegar ao fim da pandemia; tipos de vacinas; as vacinas em uso e em desenvolvimento no Brasil; e a situação atual da vacinação no Brasil. Ao final, respondeu ainda a perguntas feitas pelo condutor do evento, o docente do Departamento de Tecnologia Química, Ulisses Magalhães Nascimento.

Gonzalo respondeu ainda a perguntas feitas pelo chat durante a live, relacionadas a protocolos de segurança dos alunos no retorno às aulas presenciais; eficiência de vacinas em dose única; os efeitos colaterais da vacina; motivos pelos quais as pessoas não podem tomar duas doses sendo de marcas diferentes; probabilidade de vacinação anual como a H1N1; entre outras.

Veja a palestra completa:

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque