Fundação Sousândrade recebe condecoração por projeto de melhoria do ensino a distância

publicado: 06/01/2022 10h40, última modificação: 06/01/2022 18h30
1 | 2
2 | 2

A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) foi condecorada com o diploma do Prêmio de Boas Práticas do Conselho Nacional das Fundações de Apoio (Confies), realizado nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2021. O projeto intitulado “Educação a distância: boas práticas na fundação Sousândrade” ficou em segundo lugar na premiação e recebeu menção honrosa do Conselho.

O projeto foi desenvolvido para atender à grande demanda por cursos em diversos níveis e eventos na modalidade a distância, alternativa adotada na pandemia da covid-19. A Fundação Sousândrade implementou e lançou a Plataforma de Educação a Distância Institucional, ofertando inicialmente quatro cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Foram implantadas quatro medidas de boas práticas, que renderam a condecoração: a implantação do ensino a distância (EaD); a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); a utilização da Plataforma EaD nos cursos de curta duração e de pós-graduação, em níveis de especialização e mestrado; e a criação do Instituto Sousândrade de Ensino e Gestão Educacional (Isege). Entre as metodologias, foram usados materiais didáticos interativos e aplicação de métodos de ensino organizacionais e dinâmicos.

Como resultado da aplicação do projeto, foram feitas mais de vinte parcerias com instituições públicas e privadas, com participação de mais de duzentos professores colaboradores e uma estimativa de três mil alunos participantes em cursos, treinamentos e eventos.

Para a presidente da Fundação, Evangelina Noronha, é uma conquista da comunidade acadêmica. “A premiação representa um reconhecimento do trabalho de inovação da Fundação e uma extensão dessa proposta para a sociedade acadêmica, que amplia o campo de atuação com uma alternativa de ensino mais dinâmico, flexível e participativo”, contou.

Os projetos desenvolvidos podem ser acompanhados no site da Fundação Sousândrade.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque