FSADU comemora 40 anos de fundação

publicado: 09/06/2022 17h30, última modificação: 09/06/2022 18h11

Instituída em 2 de junho de 1982, a Fundação Sousândrade (FSADU) atua há 40 anos como apoio a projetos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A instituição, que nasceu da união de cerca de cem professores e técnicos, sob o comando do então reitor da UFMA, professor José Maria Cabral Marques, forma diariamente parcerias com outras universidades e demais organizações públicas e privadas. Nos últimos anos, a FSADU alcançou níveis de crescimento bastante satisfatórios no que se refere à ampliação de suas ações no Maranhão, quebrando fronteiras e expandindo sua atuação para além do estado, por meio de participações em licitações de caráter nacional, fortalecendo e garantindo, assim, o amadurecimento e o reconhecimento de suas ações perante a comunidade que representa.

Durante esses 40 anos, a FSADU tem investido na ampliação, na diversificação do seu espaço físico e na qualificação dos seus recursos humanos com a implementação de modernas tecnologias de gestão.

Celebrar os 40 anos da Fundação Sousândrade é celebrar a caminhada do dia a dia, é agradecer a Deus o tempo trilhado, os sonhos acalentados e realizados, e, para isso, a Instituição realizou uma comemoração envolvendo parceiros e amigos.

Na manhã do dia 2 de junho, foi realizada uma missa em ação de graças pelo aniversário da Fundação, e, na ocasião, funcionários, membros do conselho e parceiros puderam prestar suas homenagens pela data. A missa foi realizada na Igreja de São Marcos, localizada no bairro da Ponta da Areia e presidida pelo padre Elinauro Santos. Durante esse momento de júbilo em que esteve presente o Magnífico Senhor Reitor, Natalino Salgado Filho,  a Dra. Doracy Moreira Reis Santos, Promotora de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Entidades de Interesse Social (PFEIS)-MPMA e demais autoridades da Universidade Federal do Maranhão. A Presidente da Instituição, professora mestra Evangelina Noronha fez um discurso emocionante e nele destacou que a celebração de 40 anos da Fundação é resultado de um trabalho árduo, mas de muitas conquistas.

Ela destacou que: “Celebrar os 40 anos da FSADU é, principalmente, honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram e fizeram crescer esse sonho, um grande projeto de Fundação. A FSADU cresceu, desenvolveu-se e hoje, além do apoio à nossa parceira mãe – UFMA, apoia também outras instituições públicas e privadas, secretarias estaduais e municipais, UEMASUL, IEMA e almejamos estender o apoio a outras instituições nacionais".

Destacou também que há muito ainda a criar, melhorar, implementar, porque esse espaço que ora é ocupado por nós, já o foi por muitos outros que nos precederam e será ocupado por outros que virão.

Após a celebração, foi realizado um almoço no Coco Bambu, momento muito especial de confraternização partilhado por parceiros e amigos da FSADU. Nele foi apresentado o vídeo institucional sobre a história da Fundação durante esses 40 anos.

Nossa mais profunda gratidão a todos que fazem dessa Instituição uma grande apoiadora do ensino, da pesquisa e extensão.

Publicado originalmente em 06/06/22, no site da Fundação Sousândrade.

Por: Fundação Sousândrade