Notícias

Fórum de Graduação é encerrado com palestra de professor da Unirio sobre educação híbrida

publicado: 09/04/2022 08h00, última modificação: 18/04/2022 12h15

O Fórum de Graduação de 2022 encerrou as atividades na sexta-feira, 8, com a palestra “Educação Híbrida: potencialidades e ameaças”, com o professor Mariano Pimentel, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Ensino foi iniciado no dia 6 e contou com uma programação variada de docentes e pesquisadores de várias instituições de ensino superior.

O professor comentou sobre a chegada da crise sanitária do novo coronavírus, que precedeu a interrupção do ensino presencial e mais tarde instalou os meios de ensino digital, com as plataformas para o ensino remoto. Com isso, Pimentel também mencionou dados estatísticos do Censo do Ensino Superior, que apontou, em 2020, crescimento da procura dos cursos de graduação a distância.

Com isso, o docente alertou sobre os fenômenos de “gameficação” da educação, com as instituições de ensino e empresas educacionais promovendo plataformas e aplicativos que dinamizam o ensino, mas simplificam demais os conteúdos transmitidos, principalmente para a graduação, e que esses fatos particularmente o preocupam, porque gradativamente, a função de professor gradativamente é substituída. Ele também alertou para o uso das ferramentas digitais, que não provocam o pensamento crítico do aluno, ou para profissionais que realizam tutoria do ensino, mas que não conseguem mediar o que está sendo ensinado.

A crise sanitária do novo coronavírus foi o ambiente propício para o pesquisador fazer análises técnicas e científicas dos meios e dos processos de ensino-aprendizagem, resultando em artigos científicos com mais de 220 mil acessos. Pimentel também comentou que as pesquisas também foram úteis para definir novos métodos para os professores interagirem e incluírem todos os alunos.

Confira a palestra de encerramento pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

registrado em: