Notícias

Colações de grau 2023.2

Forte emoção marca a primeira noite de colação de grau no Câmpus Bacanga

publicado: 29/02/2024 14h08, última modificação: 01/03/2024 13h46
Mais de 300 alunos do CCET e CCH receberam o grau
Forte emoção marca a primeira noite de colação de grau no campus Bacanga

A noite de ontem, 28, marcou a história dos mais de trezentos alunos que estiveram no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para a colação de grau de 24 cursos dos Centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e Humanas (CCH). A cerimônia, que, pela primeira vez, foi presidida pelo reitor Fernando Carvalho, contou com discursos emocionados de agradecimento, valorização da educação e desejo de um futuro próspero.

Para o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, o momento é de celebração, e aconselha aos novos formados que continuem com os estudos. “Hoje, nós estamos tendo a colação de grau do CCH e do CCET, mais um grande número de profissionais que a Universidade está formando, profissionais que estão preparados para o mercado. Mas a gente sempre lembra aos nossos jovens, nossos concludentes de hoje, que a Universidade está de portas abertas também para a educação continuada deles. Hoje nós temos vários cursos de especialização, mestrado e doutorado, então a gente espera também que eles continuem os estudos, sempre se aprimorando para que possam estar preparados para qualquer tipo de desafio”, declarou o reitor.

Em sintonia com as declarações do membro máximo da gestão superior, a formanda do curso de História Denise Gomes já está planejando voltar para a UFMA: “Eu estou planejando me inscrever na próxima seleção para o mestrado, no ProfHistória, porque eu já venho trabalhando em umas turmas de ensino fundamental, então, o meu objetivo agora é o ProfHistória”.

A emoção não abandonou Denise ao falar da gratidão pelo momento que estava vivendo. “Significa, além do fechamento de um ciclo, um momento de gratidão. Pela Universidade, por todo o esforço que a gente desenvolveu ao longo de todos esses anos. O orgulho que hoje a minha família vai sentir é indescritível, e isso, para mim, é o principal de tudo. E eu estou muito feliz e muito emocionada”, compartilhou a, agora, recém-formada em História. 

Colaçao de Grau CCH e CCET

Num discurso cheio de boas lembranças, dos momentos bons e dos desafios, o estudante João Pedro Garrido Fonseca, formando em Engenharia Mecânica e orador da noite, arrancou lágrimas e risos da plateia. No discurso, em que não faltaram agradecimentos, falou ainda sobre a profissão que escolheu e a expectativa para o futuro e disse palavras de encorajamento para si próprio e para seus colegas formandos.

“Enfim, somos produtos das nossas decisões. Você pode não ter notado, mas é espelho para muita gente. Cada um aqui fez o seu melhor com as condições que tinha no momento e aqui todos chegaram. Parabéns, guerreiros!! Mais vale o fim das coisas do que o seu princípio, e só vive o propósito quem suporta o processo. Lembrem-se sempre de três coisas: a paciência é melhor do que a arrogância; o deserto é local de passagem, e não de moradia; o sim de Deus abençoa, e o não dEle nos protege e nos livra”, finalizou João Pedro em seu discurso.

A paraninfa Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues, do curso de Geografia, que, em seu discurso, fez um registro em homenagem às mães solo e ressaltou a valorização da educação, também deixou uma mensagem de sucesso para os formandos.  “É um momento de comemoração, de conclusão de vários cursos, tanto do CCH quanto do CCET. Um momento também de representatividade para a Universidade Federal do Maranhão ao formar profissionais para atuar no mercado de trabalho. E o que a gente deseja é que esses novos profissionais tenham sucesso na vida profissional daqui para a frente.”

O momento também é da família

No cenário de cada colação de grau, o formando é a personagem principal. Mas são essas personagens principais que enumeram outras figuras para contar suas histórias. Um núcleo muito aclamado é o da família. É onde a maioria dos que colam grau afirmam estar seu porto seguro, é a quem querem honrar e orgulhar. Da outra parte, o da família, a emoção toma conta, e um sentimento de dever cumprido também reverbera.

“É um momento único, muito importante para mim e para minha família, significa muito”, declarou o formando em Engenharia Civil Adriano Correia, que já é inspiração para a irmã Ana Beatriz: “Eu vou estudar muito e eu quero ser igual ele foi um dia, que agora está se formando, e eu quero ser ele no futuro”.

Ana Beatriz ainda declarou o sentimento em presenciar a colação de grau do irmão. “Eu me sinto orgulhosa, é um momento de muita emoção pra mim, por tudo que ele passou. Eu fico muito feliz por ele”, finalizou.

Já o pai, Jonas Neto, não esconde o orgulho do filho primogênito. “Ele é meu primogênito. Com isso, é motivo de orgulho para qualquer pai, principalmente para a gente. Ele batalhou muito, nós demos apoio para ele em tudo que ele precisou para estar aqui neste momento. Isso nos enche de felicidade, tanto a mim como à mãe dele”.

Com exclusividade para o Portal da UFMA, o pai do Adriano compartilhou uma mensagem em homenagem ao filho. Confira abaixo:

“Quando temos um sonho, a vida faz mais sentido. Quando temos algo pelo qual queremos e precisamos lutar, ganhamos motivação, planejamos o futuro. Há muito tempo, você vem se esforçando e se dedicando para alcançar o tal sonhado objetivo de se formar. Finalmente, você chegou lá, com determinação, disciplina e vontade. Você conseguiu.

Nós acompanhamos a sua jornada e sabemos que, em muitos momentos, não foi fácil, mas você encarou o sacrifício com coragem e ânimo, pois sabia que a recompensa seria maior. Hoje, estamos muito orgulhosos de você e estamos muito felizes pela sua realização, meu filho! Afinal, sabemos que você fez tudo isso porque quis, porque sonhou, e não porque precisava provar nada para ninguém.

O seu futuro e o seu sucesso estão só começando. Agora você inicia uma nova etapa da sua vida, serão novos desafios que, com certeza, você vai superar com proeza.

Parabéns pela formatura! Você merece toda a felicidade e sucesso.

Que Deus sempre o ilumine e o proteja.

 TE AMO”

Na noite desta quinta-feira, 29, colam grau os cursos do Centro de Ciências Sociais (CCSo) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Karla Costa, Jardiel Santos e Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: