Formação Pedagógica e Abertura das Atividades Acadêmicas de 2023.1 marcam início do semestre letivo no Centro de Ciências de Balsas

publicado: 20/03/2023 11h55, última modificação: 20/03/2023 18h51

Foi realizado, na segunda-feira, 13, o evento de Formação Pedagógica e Abertura das Atividades Acadêmicas de 2023.1 do Centro de Ciências de Balsas (CCBL), da Universidade Federal do Maranhão. O encontro, que teve continuidade no dia seguinte, reuniu todos os docentes dos quatro cursos, a fim de promover um momento de reflexão acerca das avaliações — os feedbacks — dos processos de aprendizagem em contexto andrológico e da introdução das Inteligências Artificiais (IA) ao ambiente educacional.

A reunião, que ocorre desde 2015, propõe, além do bloco de formação, um período de alinhamento, para debaterem o planejamento do semestre letivo que se inicia. Nesta edição, dentro da sala de aula, a pedagoga do Centro, Ana Laura Alves de Araújo, e o  professor do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) Osmar Pedrocci trabalharam juntos para prestarem a devida assessoria a esse projeto, que é essencial para moldar o ensino de qualidade no Câmpus de Balsas.

Para Ana Laura Araújo, momentos como esse servem de exemplo e instigam a instituição de ensino a repensar suas concepções e suas práticas voltadas à educação. Na visão dela, dessa forma, a ação possibilita que o corpo acadêmico, em destaque o corpo docente, sinta-se mais integrado e disposto a enfrentar os futuros desafios.

O professor Osmar Pedrocci afirma que ficou muito feliz com o interesse dos professores pelo tema e com a dedicação em realizar a atividade proposta. "No segundo dia, a conversa foi sobre como lidar com as inteligências artificiais na Universidade, e não faltou interesse. Os professores se envolveram, discutiram, expuseram suas angústias e possibilidades de trabalho com as IA em sala de aula. Acredito que foram momentos de muita reflexão, oportunidades de aprendizagem, e todos os objetivos foram alcançados. Fiquei muito satisfeito com o resultado”, completou.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro