Formação e prestação de serviços em saúde: UFMA e prefeituras de Pinheiro, Santa Helena e São Bento assinam Coapes

publicado: 21/05/2024 15h34, última modificação: 21/05/2024 15h34
Mais de 600 alunos terão campos de prática e estágio assegurados para suas atividades curriculares

O reitor Fernando Carvalho, os prefeitos de Santa Helena e São Bento, Zezildo Almeida e Carlos Dino Penha respectivamente, e o secretário municipal de Saúde de Pinheiro, Kaio Hortegal, assinaram nessa segunda-feira, 20, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que viabiliza a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde e de vagas de residências em saúde nesses municípios. Dessa forma, os discentes dos cursos de saúde do Centro de Ciências de Pinheiro terão as unidades de saúde desses municípios como campos de prática e estágio para o desenvolvimento de atividades curriculares. A princípio, o Coapes deve beneficiar todos os alunos dos cursos de medicina (441) e enfermagem (172) de Pinheiro.

O Coapes, para além de um importante instrumento na formação dos discentes da UFMA, também beneficia os municípios parceiros, uma vez que a Universidade assume o compromisso de desenvolver atividades que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão com a prestação de serviços de saúde, com base nas necessidades sociais em saúde e na capacidade de promover o desenvolvimento regional no enfrentamento de problemas de saúde locais e regionais.

“Esse documento dá segurança aos alunos de medicina e enfermagem de Pinheiro, que eles vão ter um dispositivo de saúde disponível para ele fazer o estágio e sua residência”, explicou Jaiver Figueroa, diretor do Programa de Qualidade dos Curso de Graduação (Proqualigrad).

Reunião de Assinatura do COAPES - 20.05.2024

Para os discentes dos cursos da área de saúde de Pinheiro, a assinatura deste contrato traz segurança no acesso aos campos de prática, como afirma Luis Rafael, estudante do curso de medicina em Pinheiro: “Isso é muito importante porque finalmente a gente está começando a ter vínculos oficiais e se espalhar para a baixada em si, não só em Pinheiro. É muito importante que esse vínculo seja oficial porque agora a gente pode ter uma segurança maior e o uso mais propriamente dito dos hospitais e não é mais algo tão infomal, mas sim um acordo entre todo mundo. Então, acho que vai ser benéfico tanto para os alunos, que vamos ter mais campo de prática, como para os cidadãos em si, que vão ter mais gente para atendê-los. É só o primeiro passo de algo muito maior que a gente pode fazer, muito projetos podem vir a partir dessa parceria”.

O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, salientou a importância da assinatura do Coapes para o munícipio, considerando os resultados exitosos obtidos em outros programas desenvolvidos com a UFMA, como o Parfor. “Estou muito feliz de estar aqui nesse momento tão importante. Salientamos essas parcerias que fazemos com a Universidade, tanto na área da medicina como na área educacional. Nós fazemos parte do Parfor. Os professores da UFMA estão lá valorizando nossos professores, dando uma melhor qualidade para a educação. Tanto a saúde como a educação são os pilares de uma gestão, então quando você consegue levar a UFMA para dentro da educação e dentro da saúde de um município, eu acho que é um passo muito importante”, ressaltou o prefeito.

Melhorar a assistência em saúde também é a expectativa do prefeito de São Bento, Carlos Dino Penha, com a assinatura do Coapes. “Com essa parceria nós vamos ter um atendimento mais especializado. Vamos ter professores em várias especialidades, com isso, a gente vai melhorar muito mais o atendimento aos nossos pacientes lá em São Bento”, considerou o prefeito, que também solicitou outras parcerias, desta vez no âmbito da educação.

Para o secretário municipal de Saúde de Pinheiro, Kaio Hortegal,  o Coapes consolida uma parceria que já havia entre as instituições. “Isso torna o laço que existe entre a Universidade Federal e o município muito mais forte. Então essa assinatura do Coapes é muito importante, além de ser simbólico, reforça esse elo, o aprendizado e a instituição municipal. Hoje, a gente mantém o compromisso para que alavanque o aprendizado dos acadêmicos de medicina e enfermagem, e que a nossa população entenda que o nosso município é um centro de aprendizado para futuros profissionais”, afirmou o secretário.

Kaio Hortegal também avaliou como essa assinatura impacta em outros setores do município. “A gente sabe que internos de medicina e acadêmicos de enfermagem são mão de obra. Eles estão lá, lógico, de uma forma onde estão aprendendo, são tutoriados, tem professores orientando, mas, além de trazer pessoas de outros municípios para Pinheiro, isso melhora a questão de renda local”, destacou.

Coapes

O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde foi originado na Lei do Mais Médicos, em 2013, prevendo que as Instituições de Ensino Superior deveriam celebrar contratos com o gestor municipal do SUS para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente nos serviços previstos por meio da Política Nacional de Atenção Básica.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Gabriel Jansen