Notícias
Filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’’ chega a São Luís em sessão promovida pelo Festival Guarnicê de Cinema
O filme sobre um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’’, terá sua estreia em São Luís por meio de uma sessão promovida pelo Festival Guarnicê de Cinema. A exibição ocorrerá de modo gratuito, no dia 04 de abril, no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782), a partir das 19h. A entrada para o Cineteatro será liberada às 18h, uma hora antes da exibição.
O evento é uma prévia do Festival Guarnicê de Cinema - Edição 47, que ocorrerá entre os dias 7 e 14 de junho, de modo híbrido, com programação simultânea em São Luís e na plataforma guarnice.ufma.br e aplicativo Cine Guarnicê.
O filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’’ foi exibido na última edição do Guarnicê, em 2023, de modo virtual, na mostra especial “Eu Canto Porque o Instante Existe’’. Agora, o longa de Alfredo Manevy terá sua primeira — e única, até o momento — exibição presencial no Maranhão.
A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA e Coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara, afirma que “a sessão é imperdível pela beleza do documentário e pelo fato de que não há previsão de que o filme seja exibido nas salas comerciais de São Luís’’.
Em 92 minutos, o documentário narrado pelo ator Paulo César Pereio exibe vasto material de arquivos de jornais, entrevistas em programas de TV do próprio Lupicínio, além de personalidades e artistas que falam sobre a sua obra. Para contar a história de Lupicínio no cinema, o diretor Alfredo Manevy traz para o filme os depoimentos de ícones como Zuza Homem de Mello, Elza Soares,Gilberto Gil, Jards Macalé, Arthur de Faria, Valéria Barcellos, Marcelo Campos, Linda Batista e Mutinho. Lupicínio Rodrigues Filho, o Lupinho, também está entre as personagens, além de ter sido consultor sobre o acervo pessoal do pai para o filme.
A estreia do filme no Maranhão foi articulada por Paulo Vinícius Coelho, Coordenador de Comunicação do Guarnicê. O jornalista comenta que:“trazer o filme para o Maranhão é motivo de imensa honra, pela relevância da obra, uma das mais importantes dos últimos anos no gênero documentário musical, e pela predileção pessoal por Lupicínio, a quem considero um dos maiores letristas da música brasileira’’.
Saiba mais
Sinopse: No fim dos anos 1960, um dos maiores nomes do samba-canção, o gaúcho Lupicínio Rodrigues se sentia esquecido e contou sua vida em alguns depoimentos resgatados pelo documentário. Hoje, numa Porto Alegre muito diferente daquela em que Lupi nasceu, descendentes do compositor fazem a genealogia da família, e músicos investigam o legado do compositor.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=14SGixplxwc
Ano: 2022
Duração: 96 min.
Talentos / Elenco: Lupicínio Rodrigues, Paulo César Pereio, Elza Soares, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Jamelão, Jards Macalé, Áurea Martins, Zuza Homem de Mello, Lupicínio Rodrigues Filho, entre outros.
Narração: Paulo César Pereio
Direção: Alfredo Manevy
Roteiro: Alfredo Manevy, Marcia Paraiso, Armando Almeida
Produção: Marcia Paraiso, Sandra Narcizo, Helio Levcovitz, Ralf Tambke
Produção Executiva: Helio Levcovitz, Ralf Tambke
Montagem: Isabel Castro
Montagem Adicional e Produção de Finalização: Nara Hailer
Produção: Plural Filmes, Canal Curta
Por: Paulo Vinícius Coelho
Revisão: Jáder Cavalcante