Festival Guarnicê de Cinema realizou IV Seminário Ciência Cine Guarnicê

publicado: 17/06/2024 13h18, última modificação: 17/06/2024 13h18
Festival Guarnicê de Cinema realizou IV Seminário Ciência Cine Guarnicê

A fim de promover e expandir a discussão acadêmica sobre o audiovisual, o 47° Festival Guarnicê de Cinema incluiu em sua programação o IV Seminário Ciência Cine Guarnicê. Anualmente, o projeto conta com momentos de discussão e troca de saberes, além da formulação e-book, que reúne todos os principais tópicos defendidos durante os encontros. O Seminário contou também com palestras, debates e mesas-redondas de algumas temáticas inerentes ao audiovisual e ao Guarnicê, como por exemplo o processo de seleção das produções no festival.

Com atividades presenciais no turno da manhã e atividades online no turno da tarde, o seminário comemorou a sua IV edição dentro do Festival Guarnicê, que ao longo de quatro anos, desenvolve discussões acadêmicas da área cientifica na composição da linguagem e mercado audiovisual no país.  O evento também oportunizou a divulgação de trabalhos que desenvolvem o interesse de pesquisa do audiovisual brasileiro sobre o tema no campo teórico.  Ao todo, foram inscritos 27 trabalhos, na forma de resumos expandidos, que foram divididos pelos três dias do evento, agrupados nas linhas de interesse: Linguagem Audiovisual: história, técnica e arte; Crítica; Memória, Patrimônio e Educação.

O professor do curso de Jornalismo da UFMA e um dos organizadores IV Seminário Ciência Cine Guarnicê, Marcos Fábio Belo Matos, destacou que o seminário visa consolidar um espaço acadêmico e teórico para discutir o audiovisual brasileiro. “O seminário foi pensado em 2021 para criar dentro do Festival de Cinema um espaço para discutir academicamente e teoricamente o audiovisual. Na abertura, tivemos uma conferência sobre o audiovisual maranhense contemporâneo. No segundo dia, tivemos uma mesa sobre a realização do audiovisual brasileiro. E por fim, o seminário se encerra com a publicação do terceiro e-book, com os artigos que foram enviados para a publicação do ano passado. Na primeira edição do livro, nós tivemos cinco trabalhos, no segundo, tivemos nove e agora no terceiro com novamente nove trabalhos. A nossa intenção é que possamos a cada ano aumentar e ampliar a nossa capacidade tanto de discussão quanto de apresentação dos eventos presenciados. Apesar das dificuldades, estamos consolidando como um espaço de discussão do audiovisual brasileiro”, pontuou.

Seminário Ciência Cine Guarnicê - 13.06.2024

De acordo com o professor de Jornalismo da UFMA e um dos organizadores do Seminário, Marcus Tulio Borowiski Lavarda, o seminário é essencial para discutir abrangentemente a imagem cinematográfica e todos os elementos do audiovisual, incluindo o mercado e políticas públicas. “É fundamental porque temos poucas oportunidades de discutir a imagem como um todo, a imagem cinematográfica, a fotografia, todos os elementos que compõe a linguagem audiovisual e o mercado de audiovisual. Tem em discussão também a questão do mercado, a questão da política de comunicação pública, tudo que cerca e envolve o audiovisual brasileiro. No audiovisual do Maranhão, neste ano, temos um saldo também mais do que positivo, além expectativas, com a palestra da Andréia Lima, por exemplo, que faz o mapeamento sobre o mercado de ficção em São Luís.  Logo, essa discussão vem se desenvolvendo, tendo uma escala positiva de progressões de número de inscritos ao longo desses quatro anos que fomenta a discussão do audiovisual”, destacou.

A abertura do seminário, realizada no dia 11 de junho, contou com a conferência "O mercado cinematográfico do Maranhão contemporâneo", ministrada pela jornalista Andréa Lima, que discutiu os aspectos do audiovisual maranhense atual. No encerramento, o seminário abordou temas relevantes com a mesa-redonda "O que é e o que se faz em uma curadoria de cinema", com a participação da professora Stella Lindoso, da cineasta e professora Maria Thereza Soares e do professor Marcus Tulio. O objetivo foi apresentar ao público o processo de seleção dos filmes que compõem a mostra do Festival Guarnicê de Cinema.

Festival Guarnicê de Cinema

O Festival Guarnicê de Cinema é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento é o quarto mais longevo festival de cinema do país. Desde 2020, o festival é realizado em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual por meio da plataforma de streaming CineGuarnicê. Na última edição, o festival alcançou quase 60 mil espectadores com sua programação presencial e on-line.

Por: Camilla Fernanda

Fotos: Gabriel Jansen