Festival Guarnicê de Cinema participa do Festival Internacional Pachamama e discute os desafios do cinema da Amazônia Legal

publicado: 04/06/2021 08h00, última modificação: 05/06/2021 14h33

Ao mesmo tempo em que é organizado o lançamento da 44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, o Guarnicê esteve presente em um dos maiores eventos de mostras de filmes na Amazônia e América Latina – o Festival Internacional Pachamama: Cinema de Fronteira, com o objetivo de discutir os desafios e as perspectivas de se produzirem festivais audiovisuais no momento atual.

A 11ª edição do Festival Pachamama teve oito dias de programação, entre 15 e 22 de maio, e o Festival Guarnicê de Cinema, promovido pela Universidade Federal do Maranhão há 43 anos, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e realizado pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), participou do I Encontro de Festivais de Cinema da Amazônia Legal, integrado à programação do Festival Pachamama.

O Encontro surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio e networking entre os festivais de audiovisual realizados nos nove estados que compõem a Amazônia Legal, entre eles: Festival Pachamama - Cinema de Fronteira (AC), Festival Olhar do Norte (AM), Festival Imagem-Movimento (FIM) (AP), Amazônia Doc (PA), Toró (PA), Cine Amazônia (RO), Guaporé Festival Internacional de Cinema Ambiental (RO), Festival Chico (TO), Maranhão na Tela (MA), Festival Guarnicê de Cinema (MA), CineMato - Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (MT), Mostra Saberes Amazônicos (RR), Festival Tudo Sobre Mulheres (MT) e Mercado Audiovisual do Norte (Matapi) (AM).

Na ocasião, o Festival Guarnicê foi representado pelos técnicos do DAC Marla Silveira, mestra em Cultura e Sociedade, produtora de conteúdo e coordenadora das Ações Formativas do Festival Guarnicê; e Guterres Carneiro Filho, produtor de projeção, integrante da equipe de produção do festival há 36 anos.

Guterres Carneiro Filho apresentou o histórico do Guarnicê; e Marla Silveira, os desafios e os resultados da realização da edição 43 em formato híbrido, virtual e presencial em drive-in no ano de 2020, além das perspectivas para a realização do festival em 2021.

“O Festival Guarnicê de Cinema é o quarto festival mais antigo do Brasil e o segundo mais antigo promovido por universidades e chega, em 2021, a sua 44ª edição. Desde a I Jornada de Super 8, em 1977, até o contemporâneo Cinema Digital, o Guarnicê já exibiu centenas de filmes de todos os gêneros e linguagens, é uma referência nacional como polo difusor da arte cinematográfica, tem hoje um dos mais ricos acervos fílmicos nacionais e possui registros históricos dos diversos momentos sociais e políticos do Brasil”, expôs o produtor de projeção.

Segundo Marla, a participação no Encontro permitiu o compartilhamento de uma experiência ímpar vivenciada pelo Guarnicê no ano passado – o formato híbrido. “Falar a respeito da experiência desafiadora de realização do festival com base no contexto da pandemia em 2020 foi compartilhar uma experiência única e desafiadora para todas as pessoas envolvidas no projeto. Como resultado, tivemos o sucesso grandioso do Festival, que extrapolou os limites geográficos de São Luís, alcançando mais de 14 mil pessoas em 20 países: Portugal, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Bolívia, Chile e outros”, relatou.

O I Encontro de Festivais de Cinema da Amazônia Legal focou no aspecto da apresentação dos 14 festivais que participaram e na identificação dos principais desafios em comum entre eles. Como resultado das discussões, foi proposta uma agenda de encontros preparatórios para a realização do primeiro Fórum de Festivais da Amazônia Legal.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Laís Costa