Festival Guarnicê de Cinema oferecerá cursos gratuitos de crítica, direção e desenvolvimento de jogos, além de outras ações formativas

publicado: 05/09/2022 12h39, última modificação: 06/09/2022 15h56

As tradicionais ações formativas do Festival Guarnicê de Cinema estão com inscrições abertas até o dia 7 de setembro. O evento disponibilizará oficinas de crítica e direção cinematográfica, dois minicursos, uma programação de jogos digitais e vagas para ouvintes no seminário “Ciência Cine Guarnicê”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site guarnice.ufma.br.

As vagas são limitadas, e o critério de seleção para todas as ações formativas é a ordem de inscrição. “O fato de que o Guarnicê é realizado por uma universidade pública, a UFMA, reforça o compromisso do festival com a formação das pessoas e o desenvolvimento do mercado cinematográfico maranhense”, comentou a diretora de Assuntos Culturais da UFMA e coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara.

Um dos destaques das ações formativas do festival é o seminário “Ciência Cine Guarnicê”, que será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro. Pela manhã, das 10h às 12h, ocorrerão conferências no Palácio Cristo Rei com transmissão ao vivo no canal do Guarnicê no Youtube.

À tarde, a partir das 14h, os pesquisadores inscritos no seminário apresentarão seus trabalhos por meio do Google Meet. Cada dia de evento terá um grupo de trabalho (GT) distinto. O tema do primeiro GT é “Cinema e Memória”; do segundo, “Cinema e Técnica”; e, do terceiro, “Cinema e História”.

No dia 27, a doutora em Ciências Sociais e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Milene de Cássia, apresenta a conferência de abertura do seminário, com o tema “O Valor da Memória Para o Audiovisual’’. A mediação será do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos.

No dia 28, a produtora de obras como “De Repente Drag” e “Aquarela”, Sheury Manu, apresenta a conferência “Produção Executiva para Cinema”, com mediação da escritora, pesquisadora e também produtora Marla Silveira.

No dia 29, o professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e diretor do Festival de Cinema Português “Avanca - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimídia” apresenta a conferência de encerramento, com o tema “Panorama do audiovisual em Portugal”, com mediação do cineasta Francisco Colombo.

Programação de jogos digitais

Como formato que ganha cada vez mais adeptos, os jogos digitais também estão presentes no Guarnicê. Com o objetivo de ampliar e fortalecer o cenário regional do audiovisual, o festival reedita a parceria firmada com a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (Amagames).

Para a edição atual, o Guarnicê traz ações de caráter formativo, sob o comando de desenvolvedores com experiência na área. Serão ofertadas duas oficinas on-line voltadas para a produção e o desenvolvimento de jogos, além de uma roda de conversa com o tema “Criação de Jogos com Temáticas Regionais”, que será realizada presencialmente no Espaço Volts, com transmissão ao vivo nos canais do Youtube do festival e do site Volts.

Saiba mais

Os minicursos “O Gênero de Horror: Monstrologia e Narrativas Fílmicas do Abjeto”, a ser ministrado pela cientista social Marina Fuser, e “Se Preparando para a Indústria do Audiovisual”, que será ministrado pelo ator André Luiz de Bragança, serão totalmente presenciais, no Palacete Gentil Braga, na Rua Grande, 782, entre os dias 26 e 30 de setembro.

O Festival Guarnicê de Cinema ocorrerá entre os dias 23 e 30 de setembro em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual nas plataformas digitais. Todos os detalhes das ações formativas podem ser consultados no site guarnice.ufma.br.

Por: Paulo Vinícius Coelho/DAC