Notícias

Feira das Profissões supera expectativas e recebe cerca de 12 mil participantes

publicado: 22/09/2022 16h15, última modificação: 22/09/2022 17h32
Sucesso de público, o evento foi marcado por passeios, estandes, apresentações e estudantes ansiosos pela graduação
Feira das Profissões supera expectativas e recebe cerca de 12 mil participantes.jpg

Na manhã desta quinta-feira, 22, chegou ao fim a Feira das Profissões 2022. Promovida por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o evento apresentou diferentes cursos de graduação da UFMA, com o objetivo de orientar estudantes do ensino médio na decisão de sua formação profissional. Foram cinquenta estandes, em três dias de evento, que alcançaram cerca de doze mil pessoas. A Feira foi palco das principais atividades desempenhadas pela Universidade e voltou a ser realizada 100% presencialmente, após o período crítico da pandemia.

A Feira das Profissões deste ano contou com uma novidade: o curso de Turismo, sob a coordenação da professora Thays Pinho e junto com aproximadamente trinta alunos, implantou passeios temáticos. Os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da UFMA e eram guiados por um discente do curso de Turismo. O grupo saía do Centro de Convenções e tinha a oportunidade de fazer um tour panorâmico em que puderam conhecer os prédios da Cidade Universitária. Também estavam disponíveis para passeios o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário e a TV UFMA. Segundo dados prévios da organização, ao todo, foram realizados 64 passeios.

Outro ponto alto do último dia foi a premiação dos três melhores estandes. Por meio da avaliação dos visitantes e da comissão organizadora, os cursos de Engenharia Aeroespacial, Ciências Biológicas e Pedagogia ganharam respectivamente em 1°, 2° e 3° lugar. A graduação que levou o 1° lugar é recente na UFMA e ainda está com a primeira turma se formando, com discentes realizando operações de lançamento e atividades de estágio no Centro de Lançamento de Alcântara. Para o professor Luis Claudio de Oliveira, uma das pessoas que recebeu o troféu, foi um momento gratificante. “É o reflexo do empenho que os professores e os alunos vêm desenvolvendo para possibilitar que o nosso curso brilhe, principalmente, para levar o nome da UFMA, da Agência Espacial Brasileira e o nome do nosso país, claro, às alturas. É um lugar de destaque, é um lugar merecido”, confessou.

Feira das Profissões supera expectativas e recebe cerca de 12 mil participantes - Aeroespacial.png

Além de conhecer as diversas áreas existentes na UFMA, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer cinco estandes temáticos: “Agente Integrador”, que falou sobre as oportunidades de estágio; “Hospital Universitário”, que abordou as práticas de saúde; “Nave”, que tratou sobre o empreendedorismo; “Atléticas”, que apresentou as atividades desportivas; e “Proen”, que expôs as políticas públicas voltadas aos alunos com deficiência.

A Diretoria de Acessibilidade (Daces) estava responsável pelo espaço e apresentou dispositivos como o transcritor Braile (uma espécie de impressora), a máquina Perckins (um tipo de máquina de datilografar em Braile), o soroban (um modelo de calculadora), o teclado colmeia (um conjunto de teclas adaptadas) e a lupa eletrônica (um exemplo de smartfone para quem tem baixa visão). Todos os equipamentos estão disponíveis para quem estuda na Universidade. O estande recebeu cerca de 145 alunos, inclusive, estudantes com deficiência.

Na contabilidade dos participantes da Feira, estão os alunos da professora Michela Galvão. Ela trabalha no Centro de Ensino Salim Braid, localizada no bairro da Estiva, zona rural de São Luís. A escola da rede estadual de ensino trouxe cerca de 45 alunos para a Feira de Profissões 2022. Além de ser docente da disciplina de Geografia, com a implantação do novo ensino médio, foram criadas as matérias “Projeto de Vida” e “Itinerário Formativo”, que Michele também ministra. Para ela, o contato com os cursos da graduação é importante.

“Essas disciplinas, que foram inseridas agora no ensino médio, servem para que os alunos cheguem ao 3° ano sabendo o que querem. É interessante porque, desde o 1° ano, eles têm esse contato para saber se realmente têm afinidade com a área. Como educadora, acredito que a Feira só tem a contribuir na escolha profissional deles para o futuro”, declarou a docente.

Os estudantes Orisvaldo Soares e Janyelle Gonçalves estão ambos no 3° ano do ensino médio no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, localizado no Centro de São Luís. Orisvaldo tem dezenove anos e pretende cursar Enfermagem. “Vim à Feira das Profissões e me identifiquei mais ainda com a área. Foi muito produtivo. O conhecimento que foi passado para nós é algo que vem a somar para mim”, afirmou. Já Janyelle, dezoito anos, se interessa pelas áreas de Estética e Música. “Saí bem informada da Feira de Profissões. Amei como eles apresentaram, como foi o desenvolvimento deles e saio daqui com a mentalidade que quero fazer o curso de Música”, pontuou.

Feira das Profissões supera expectativas e recebe cerca de 12 mil participantes - Estudantes.png

Se, por um lado, o evento foi bastante visitado pelo público em geral, por outro, muitas pessoas trabalharam para que ele ocorresse. O aluno Gabriel Diniz, do 7° período de Ciências Contábeis, estava no estande da sua graduação explicando as atribuições e as possibilidades que o contador deve ter no mercado de trabalho. Presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis, ele esteve na edição 2018 da Feira como visitante e, pela primeira vez, experimentou a chance de estar do outro lado. Para o discente, o momento também serviu para desmitificar determinadas opiniões errôneas formadas a respeito da área.

“A maioria dos estudantes que veio aqui tem a visão enraizada, que está um pouco defasada. Como dizia o nosso professor Manoel Rubim, o contador é um ser pensante. É importante trazer para esses alunos que podem ser futuros estudantes de Ciências Contábeis que o contador tem um leque de conhecimentos de várias áreas como Direito, Administração e Psicologia. É significativo apresentar o nosso curso depois de quase quatro anos, aprendendo com os professores, estagiando, para passar um pouquinho do meu conhecimento a esses alunos. É um prazer muito grande estar aqui contribuindo, porque já passamos por essa fase de ensino médio e nós sabemos como é. Ficamos indecisos, sem saber o que fazer, e aqui você encontra um pouquinho de cada curso”, explicou o discente de 23 anos.

Feira das Profissões supera expectativas e recebe cerca de 12 mil participantes - Ciências Contábeis.png

A pró-reitora Isabel Ibarra afirmou que a Feira das Profissões 2022 superou todas as suas expectativas e agradeceu a colaboração. “Sinto-me realizada! Claramente, nós tivemos uma equipe da Pró-reitoria de Ensino muito aguerrida, além dos coordenadores dos cursos e os monitores que se engajaram na programação. Eu gostaria de fazer também alguns agradecimentos especiais: para o curso de Turismo, que acompanhou, fez o roteiro, o que fez toda uma diferenciação; da equipe de Comunicação da UFMA, que realizou a cobertura da Feira; e gostaria de agradecer ao Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário, ao professor Oliveira, que realizou uma programação específica para a Feira das Profissões 2022”, agradeceu.

Encerramento da Feira das Profissões 22-09-2022

Por: João Meireles

Fotos: Karla Costa

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: