Notícias

Feira das Profissões encerra com visita a escolas públicas e privadas de Chapadinha

publicado: 26/09/2022 09h45, última modificação: 26/09/2022 21h19
Feira das Profissões encerra com visita a escolas públicas e privadas de Chapadinha (3).jpeg

O Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) encerrou, na quinta-feira, 22, a Feira das Profissões, com visitas a instituições de ensino públicas e privadas sediadas no município. Pela manhã, a equipe do CCCh esteve no Centro de Ensino Otávio Vieira Passos. À tarde, foi a vez do Centro de Ensino de Tempo Integral Raimundo Araújo. Na ocasião, os estudantes receberam esclarecimentos sobre o Enem e também sobre os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Zootecnia.

Participaram da ação representantes do DCE, Empresa Júnior Agropec Júnior, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão - Crea Jr, além do diretor do câmpus de Chapadinha, professor Marcos Antônio Delmondes Bonfim. Para ele, essa aproximação entre a Universidade e as escolas de ensino médio é fundamental, pois ajudará os estudantes a escolherem bons cursos, seguirem uma carreira e se tornarem profissionais inseridos no mercado de trabalho.

“É importante ir às escolas para mostrar aos estudantes as oportunidades  que a gente oferece para a cidade de Chapadinha, pois muitas vezes eles não percebem que a UFMA está aqui e que ela é gratuita. Temos quatro cursos de graduação bem-qualificados pelo MEC, além de dois programas de pós-graduação. O CCCh conta com 67 professores doutores e, proporcionalmente, é o câmpus com mais bolsas de iniciação científica. Temos ainda uma boa estrutura física, com restaurante universitário”, frisou o diretor.

Feira das Profissões encerra com visita a escolas públicas e privadas de Chapadinha - 22-09-2022

Para a discente Luizianne Sousa da Costa, do décimo período do curso de Engenharia Agrícola e que também participou da Feira, a ação foi bastante positiva, tendo boa aceitação por parte dos alunos. “Fizemos a apresentação dos cursos, falamos sobre a importância de se inscrever no Enem, da necessidade de se colocar nota de corte no Sisu, sobre piso salarial, duração dos cursos, etc. E os alunos receberam a gente muito bem, interagindo, fazendo perguntas e tirando as dúvidas”, disse.  

O resultado dessa iniciativa do CCCh foi imediato. Depois da visita ao colégio Raimundo Araújo, o aluno do terceiro ano Tauan Kelvin Garcez Sousa se interessou pelo curso de Zootecnia. Disse que pretende fazer o Enem para ingressar no Câmpus de Chapadinha. “Gostei muito dessa ideia de trabalhar com animais. Achei muito interessantes as explicações sobre a área de zootecnia. E é muito legal porque esses cursos estão sendo oferecidos aqui na nossa cidade, bem perto da gente”, comemorou. 

Outra aluna que gostou foi Juliana Carneiro Lima, do terceiro ano do CE Raimundo Araújo. Juliana afirmou que a Feira possibilitou aos estudantes saberem que existem esses campos de atuação e que eles podem fazer parte disso também. “Eu sou de Chapadinha e vejo que fica mais fácil fazer um curso na minha própria cidade. Além disso, me senti bastante acolhida ”, destacou a aluna. 

Este ano, a Feira das Profissões percorreu diversas escolas públicas e privadas de Chapadinha, entre elas “O Pequeno Príncipe”, “Colégio Batista”, “CE Otávio Vieira Passos”, “CE Dr. Paulo Ramos” e “Colégio Raimundo Araújo”. O evento superou as expectativas dos organizadores, contando com a participação de centenas de alunos, que tiveram acesso a informações sobre os cursos do CCCh, o Enem e o Sisu.

A Feira das Profissões ocorre anualmente e tem por objetivo orientar estudantes do ensino médio e demais interessados que realizaram Exame Nacional do Ensino (Enem), condição para acesso às vagas do sistema de seleção unificada (Sisu), a decidir qual curso seguir e que profissionais querem ser. Em Chapadinha, o evento teve o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), direção do CCCh, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e coordenações dos cursos. 

 Por: Ivandro Coelho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: