Feira das Profissões do Câmpus de Chapadinha supera as expectativas e atrai estudantes de toda a região do Baixo Parnaíba

publicado: 23/10/2023 09h03, última modificação: 24/10/2023 00h02

Feira das Profissões do Centro de Ciências de Chapadinha, realizada na última sexta feira, 20, foi considerada um sucesso pelos organizadores. O evento reuniu estudantes professores de todo o Baixo Parnaíba, permitindo que a população da região pudesse conhecer melhor a estrutura física e os cursos oferecidos pelo CCCh.

Imaginávamos que haveria forte adesão do público-alvo e da comunidade em geral, mas o fato é que a Feira acabou superando todas as nossas expectativas. Prova disso é a repercussão nas redes sociais e também os feedbacks que temos recebido. A expectativa agora é que as próximas edições sejam ainda melhores”, comemorou Cláudio Gonçalves, professor do curso de Ciências Biológicas e um dos responsáveis pelo evento.

O diretor do Câmpus de Chapadinha, Marcos Bomfim, também avaliou positivamente a Feira. Para ele, o sucesso do evento se deve à participação efetiva de todos os envolvidos, com destaque para os alunos. “Todo mundo se empenhou de forma significativa para que a Feira tivesse êxito, em especial os nossos alunos”, ressaltou. Bomfim destacou, ainda, o apoio da administração superior da UFMA, por meio da pró-reitoria de ensino, e das direções de centro de São Bernardo, Bacabal e Codó, que cederam veículos para dar apoio logístico na realização da Feira. Agradeceu também à prefeitura de Chapadinha, por intermédio da Secretaria Municipal de, Educação, e aos trabalhadores terceirizados.

Programação diversificada – Durante todo o dia, o público que compareceu ao Centro de Ciências de Chapadinha foi agraciado com palestras, visitas guiadas a laboratórios e aos estandes dos cursos de graduação e pós-graduação, além de um passeio pela área externa do câmpus, com acesso a vários prédios, entre eles o centro de pesquisa, o restaurante, o galpão de máquinas, as áreas de produção animal e o setor de forragicultura. Também houve esclarecimentos sobre diversos serviços e programas de apoio aos estudantes, como bolsas e auxílios, restaurante universitário, acompanhamento pedagógico e psicológico.

A aluna Ana Beatriz, do Centro de Ensino de Tempo Integral Raimundo Araújo, também esteve na Feira e ficou impressionada com a palestra de apresentação do curso de Agronomia. “Foi bem interessante porque eu não conhecia nada sobre esse curso e acabei gostando muito do que ouviPosso dizer que é uma das minhas opções para quando for fazer o Enem. Além disso, conhecer o Câmpus de Chapadinha também foi muito legal”. Para ela, o evento é muito importante para a escolha do caminho profissional a seguir. “Vindo aqui, a gente pode conhecer mais profundamente os cursos que talvez façam parte do nosso projeto de vida”, disse.

Além das palestras e visitas, houve ainda apresentação dos grupos de pesquisa. A professora do curso de Agronomia Raíssa Matos e sua equipe apresentaram resultados dos estudos em fruticultura e floricultura do Maranhão. Para a docente, que também é professora do mestrado em Ciências Ambientais (PPGCAM), o evento é uma oportunidade para apresentar os estudos desenvolvidos no Câmpus de Chapadinha. “A Feira das Profissões é uma oportunidade para apresentar as nossas pesquisas e também uma janela pela qual os alunos conseguem conhecer a UFMA, aproximar-se desse nosso universo acadêmico e, quem sabe, ser conquistados pela área de ciências agrárias e biológicas”, disse.

A feira das profissões é um evento anual que tem como foco auxiliar estudantes da educação básica, especialmente os que estão concluindo o último ano do ensino médio, na escolha profissional. Este ano, diferentemente das edições anteriores, quando os professores, alunos, e técnicos iam até as escolas públicas de Chapadinha levar as informações para os estudantes, a Feira das Profissões do CCCh foi realizada no próprio espaço do câmpus, aproximando ainda mais a comunidade da Instituição.

Por: Ivandro Coêlho