Feira das Profissões 2024 continua nesta quarta-feira, 11, no Centro de Convenções da UFMA

publicado: 11/09/2024 14h24, última modificação: 11/09/2024 20h58

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu continuidade à Feira das Profissões nesta quarta-feira, 11. O evento anual conta com estandes e a presença de professores e discentes da instituição, onde podem conversar sobre suas formações com os estudantes de escolas públicas e privadas e outros interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressar na Universidade.

O objetivo do evento é orientar os estudantes, tirando suas dúvidas sobre os cursos de graduação, e apresentar trabalhos que os discentes dos cursos produzem durante sua formação, expondo a variedade de áreas do conhecimento que a UFMA possui.

O estudante do terceiro ano do ensino médio João Lucas Ribeiro relata a importância do evento ao ser apresentado aos cursos. “Eu acho que os alunos, principalmente os de escolas públicas, quando frequentam a Feira das Profissões, passam a enxergar a ampla gama de oportunidades que eles têm. Porque a gente se prende muito, há duas, três opções e na verdade nós temos muitas. Esse evento que a Universidade promove é uma forma de ajudar os alunos a escolherem o curso que eles querem, porque este momento, principalmente porque a gente já está no ensino médio, no terceiro ano, é muito decisivo, pela pressão de escolher o curso que você vai fazer nos próximos anos. Então, eu acho muito positivo esse evento que a Universidade promove”, afirma.

A aluna Dandara Anchieta, que também esteve visitando a Feira, explica que o evento não só lhe tirou dúvidas sobre os cursos que conhecia como também lhe apresentou outros de que ainda não tinha conhecimento.

“Acho interessante visitar a Feira, porque assim podemos expandir nossa visão muito limitada dos cursos, ver além de só o que a gente conhece pelo que escutamos por aí ou vemos nas redes sociais, e os estandes aprofundam muito além disso. Eu já escolhi o curso que quero seguir, Odontologia, mas, visitando os estandes, fiquei muito interessada em conhecer mais sobre outros cursos que nem conhecia direito ou tinha ouvido falar”, aponta.

O discente Cloves Pereira, do curso de Rádio e TV, é um dos monitores no estande de Comunicação Social, fala sobre a experiência de auxiliar os estudantes com dúvidas a descobrir mais sobre os cursos. “Os estudantes chegam aqui com brilho nos olhos, eles querem saber, mas alguns deles estão muito confusos ainda, então é muito bom ser capaz de ajudá-los, porque a gente já esteve no lugar deles um dia e agora chegamos até aqui. Eu estou gostando muito da experiência, dessa troca, a gente pensa que vai ser muito cansativo, mas, no final do dia, é bem gratificante.”

Feira das Profissões 2024 - 11.09.2024

A professora Elisene Matos, do Departamento de Artes Visuais da UFMA, aponta a importância de incluir nos estandes trabalhos realizados pelos alunos da graduação para destacar tudo que é possível criar com o que se aprende nas aulas.

“Trazer os produtos criados durante as aulas práticas para o estandes é importante para os alunos observarem os processos que nós incluímos nas aulas, pois isso desperta muito o interesse deles. Conseguimos perceber neles uma receptividade pelo uso da criatividade no momento de criar arte, e eles têm muita curiosidade sobre isso, e, claro, a gente também demonstra como esses produtos só são possíveis de produzir depois de aprender de forma teórica, buscamos esclarecer que o resultado obtido, por mais que seja importante, não é tudo, o mais essencial é o processo de o aluno aprender a produzir isso”, frisa.

A professora também pontua como a participação dos estudantes da graduação, por meio da monitoria, é uma oportunidade importante para seu desenvolvimento dentro da licenciatura. “Essa experiência de ministrar uma oficina e conversar com esses alunos vai trazer maior maturidade para eles, como pesquisadores e como universitários, pois eles estão representando o curso deles e apresentando uma nova perspectiva para os estudantes, podendo inspirar alguns a escolher essa carreira”, destaca Elisene Matos.

A aluna do último período de Pedagogia, Thayna Cristina, explica que a principal abordagem que adotou para conversar com os estudantes sobre seu curso é apresentar a fundo tudo que é possível fazer além do conhecimento básico que os estudantes têm dele.

“A gente conversa, fala com eles sobre o nosso curso, quanto ele é amplo, quanto ele se estende além da sala de aula, porque muitos chegam aqui dizendo que não têm interesse por imaginar que se resume apenas a ficar em sala de aula, mas a gente está aqui para mostrar que você pode ir além. No curso, existem várias vertentes por onde você pode caminhar, então, assim, a gente vê como falar disso muda a percepção deles, eles ficam mais curiosos em conhecer. A Pedagogia é um curso que te dá muitas oportunidades, e é incrível falar do nosso curso assim, levando esses jovens para conhecerem e se interessarem mais”, conclui.

A Feira das Profissão se estende até o fim da tarde desta quarta-feira, encerrando-se com apresentações culturais.

Por: Pedro Correa

Fotos: Ingrid Trindade