Notícias

Fapema lança edital de apoio às pós-graduações stricto sensu do Maranhão

publicado: 18/06/2021 10h30, última modificação: 21/06/2021 18h59

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), informa que a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou um edital com o objetivo de fortalecer a pós-graduação e a produção científica e tecnológica do estado. As inscrições vão até o dia 2 de julho deste ano.

O público-alvo são coordenadores ou vice-coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu ligados a instituições de ensino superior públicas ou privadas sediadas no Maranhão. O edital visa apoiar a aquisição de bens materiais e a realização de serviços necessários para fortalecer os programas.

A submissão de propostas será realizada on-line, no site da Fapema. Deve-se preencher e enviar o formulário eletrônico juntamente com as documentações solicitadas. Além disso, no momento da inscrição, o proponente deve especificar no formulário eletrônico de submissão a faixa e o orçamento eletrônico da proposta.

Os documentos necessários estão listados abaixo e devem ser enviados em formato PDF com o tamanho máximo de 2 MB:

1. Projeto;

2. Currículo Lattes do proponente (a partir de janeiro de 2016 a dezembro de 2020);

3. Portaria ou declaração da IES, assinada pelo(a) Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós-Graduação, atestando a coordenação ou vice-coordenação do proponente no PPG;

4. Cópia do RG e CPF;

5. Documento comprobatório da nota de avaliação do PPG emitido pela Capes;

Após a submissão, não será permitido nenhum tipo de alteração ou submissão de documentos pendentes por parte do proponente.

Além das condições de elegibilidade do proponente, a Fapema informa também condições de elegibilidade para a instituição e para o programa de pós-graduação, listadas abaixo.

Condições de elegibilidade para a Instituição:

1. As instituições elegíveis são as instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos de Ensino Superior, sediadas no Estado do Maranhão;

2. A instituição de execução do projeto é, obrigatoriamente, aquela com a qual o proponente possui vínculo.

Condições de elegibilidade para o programa de pós-graduação:

1. Ser recomendado pela Capes e possuir conceito igual ou superior a 03 (ou conceito A para programas novos);

2. Estar vinculado a instituição de execução do projeto. Em caso de programas em rede, ter ponto focal no Estado do Maranhão;

3. Ter como proponente o coordenador ou o vice-coordenador do PPG;

4. Cada PPG só poderá submeter uma proposta para este edital.

Para mais informações, acesse o edital.

Com informações da Fapema.

Por: Daphne Ramos/Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: