Notícias

FAPEMA aprova projetos de professores do Centro de Ciências de Balsas da UFMA

publicado: 13/12/2023 09h51, última modificação: 13/12/2023 09h51
FAPEMA aprova projetos de professores do Centro de Ciências de Balsas da UFMA

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) aprovou, no dia 27 de novembro, dois projetos de professores do Centro de Ciências de Balsas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O primeiro projeto foi da professora Regina Maria Mendes Oliveira, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que desenvolverá um projeto na área de química com o título “Desenvolvimento de célula solar constituída por fotossensibilizador baseado em produto natural, fotocatalisador nanoestruturado e contraeletrodo livre de Pt para aplicação portuária na geração de eletricidade e produção de hidrogênio verde (H2V)”.

O estudo da professora tem por objetivo desenvolver uma célula solar de alto desempenho e baixo custo, que possa ser utilizada em aplicações portuárias. O hidrogênio verde produzido pela célula pode ser utilizado como combustível, substituindo combustíveis fósseis e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ao ser perguntada sobre detalhes a respeito dos procedimentos que serão realizados dentro do projeto, a professora afirma: “A célula solar pode gerar energia para as operações portuárias, além de produzir hidrogênio verde, que pode ser utilizado como combustível para veículos pesados, indústrias e geração de eletricidade”.

O segundo projeto aprovado foi do professor Jefferson Fontinele da Silva, docente do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que busca investigar o uso de imagens e vídeos de vigilância como meio fundamental para o monitoramento da segurança de pessoas durante operações realizadas em regiões portuárias. O estudo procura compreender como a combinação de tecnologias de captura de imagem, processamento de vídeos e análise de dados pode ser otimizada para identificar riscos em tempo real, prevenir incidentes e contribuir para a melhoria das práticas de segurança em ambientes portuários. 

Ambos os projetos terão duração de dois anos e receberão um investimento total de R$ 530 mil da Fapema.

Saiba mais

A FAPEMA é um órgão de direito público que tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, atendendo às demandas do setor produtivo e da sociedade em geral, por meio do financiamento de pesquisas e de atividades voltadas para a inovação tecnológica desenvolvida pela comunidade científica, em sintonia com as necessidades socioeconômicas que afetam o desenvolvimento sustentável do estado.

Por: Karina Soares

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: