Exposição "Material Imaterial", do Departamento de Artes Visuais, será aberta no dia 5 de setembro

publicado: 30/08/2022 14h00, última modificação: 31/08/2022 11h36
1 | 9
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9

Ocorerá, no dia 5 de setembro, às 19h, no Casarão Azul, Centro de São Luís, a abertura da exposição "Material Imaterial", com trabalhos dos alunos do grupo de extensão em "Processos Fotográficos Alternativos", cuja ação extensionista é ofertada pelo Departamento de Artes Visuais da UFMA, sob a coordenação do professor Pablo Sérvio.

Na extensão, alunos licenciados em Artes Visuais aprendem técnicas como a cianotipia, o marrom van dyke e outras; estudam diferentes suportes em papel e tecido; e investigam as possibilidades artísticas de provocar reações químicas que alteram as cores dos pigmentos, as chamadas viragens.

Após terem o domínio de conhecimentos e habilidades, os participantes foram provocados – em época de revoluções digitais em que a maioria da população experimenta a fotografia sobremaneira por meio de telas de celular e computador  a pensar a materialidade da imagem que surge de pigmentos gestados em reações fotoquímicas sobre suportes como papel e tecido, e como estes meios com suas texturas e cores dão uma nova vida às imagens.

Em paralelo a essa reflexão sobre a materialidade das imagens que estavam produzindo em laboratório, as temáticas que foram provocados a trabalhar giravam em torno de conceitos abstratos, imateriais, como memória, sentimentos e esperanças. Foram instigados a construir e reproduzir imagens que evocassem reflexões sobre memórias que os fortalecem e esperanças que os movimentam. Também foram convidados a criar fotogramas que representassem sua relação com quatro sentimentos primordiais: medo, raiva, tristeza e alegria.

Por fim, também criaram homenagens às pessoas que consideram como pilares. Assim puderam, também em épocas tão cheias de conflitos e angústias sociais, se observarem e se verem em grupo, identificando razões para seguirem fortes e com autoconhecimento.

Serviço:

Local: Casarão Azul - R. Humberto de Campos, 174 - Centro, São Luís - MA, 65065-545
Data: Abertura - 5 de setembro, às 19h
Visitações: 6 a 16 de setembro - de segunda a sexta, das 14h às 17h