Exposição fotográfica produzida por alunos de Rádio e TV é premiada no Expocom

publicado: 03/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - A exposição fotográfica “Persona(S)”, produção dos alunos do curso de Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão, foi a vencedora da categoria “Ensaio Fotográfico Artístico”, na etapa regional da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom). Agora os estudantes disputarão a edição nacional do evento, cuja premiação será realizada no dia 10 de dezembro.

Cada aluno de “Direção de Arte”, disciplina ministrada pela professora Patrícia Azambuja, produziu uma imagem em alusão a um movimento artístico histórico, tais como impressionismo, barroco, gótico, expressionista, entre outros. As imagens ficaram expostas nos corredores do Centro de Ciências Sociais (CCSO).

De acordo com Bárbara Liz, aluna líder do trabalho premiado, o objetivo da exposição era levar uma experiência aos alunos da disciplina: “Eles estudaram os movimentos artísticos para se inspirarem, criaram seus próprios conceitos, pensaram nos figurinos e elementos de cena”.

A exposição, que contou com a colaboração dos alunos de “Direção de Fotografia”, outra disciplina ministrada pela docente Patrícia Azambuja, também foi, segundo Bárbara, uma excelente forma de mostrar como a arte e o seu estudo são importantes, tanto para os diretores de arte quanto para aqueles que viram a exposição.

A estudante também comentou a importância desta premiação. “Eu fiquei muito emocionada por saber que estou contribuindo para o crescimento do meu curso, da minha Universidade e do meu estado. Esta foi minha primeira experiência nesta competição e trouxe para mim e para meus colegas mais vontade de continuar produzindo”, declarou.

Saiba mais

O Expocom é uma exposição e premiação anual destinada aos trabalhos produzidos exclusivamente por estudantes do curso de Comunicação, em categorias de Jornalismo, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas/Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Transdisciplinar. Os campeões locais passam para as regionais e depois para as nacionais.

O objetivo é estimular o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos comunicacionais experimentais, propondo inovações e/ou melhorias ao que já é desenvolvido; incentivar a inovação na produção experimental da área da comunicação; promover o intercâmbio entre docentes, estudantes e profissionais; e apresentar às comunidades acadêmicas e profissionais a produção dos cursos.

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante